Matriz energética brasileira é tema do 'Agenda Econômica', na TV Senado



Fontes de energia alternativas, a situação da matriz energética brasileira, as dificuldades para a ampliação da capacidade de geração no Brasil e o conflito entre geração de energia e preservação do meio ambiente são os temas do programa Agenda Econômica, da TV Senado, desta semana.

Participa do programa do o professor e especialista em energia Cláudio Sales. O entrevistado é formado em engenharia industrial pela PUC-RJ e atua no setor elétrico há 15 anos. O Agenda Econômica vai ao ar neste sábado (20), às 16h30 e às 21h30, e no domingo (21), às 2h30, às 11h30 e às 22h.

Também com a temática de meio ambiente, o programa EcoSenado apresenta ações desenvolvidas no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, para a preservação da onça pintada. A região abriga o último grupo desse animal com chance de sobrevivência no sul do Brasil. O parque é também a maior área contínua de preservação de Mata Atlântica do país. Graças à reativação do projeto Carnívoros do Iguaçu, que vai receber investimentos de empresários como compensação ambiental, as cerca de 60 onças que ainda vivem na região vão receber um tratamento especial a fim de garantir a preservação da espécie. O EcoSenado vai ao ar no domingo, às 2h15, às 11h15 e às 19h45.

O programa Leituras recebe o escritor Fernando Morais. Ele conta como busca a informação que, inicialmente, tem uma aparência menor, mas que ao final faz a diferença na concepção do seu texto. O autor também comenta doistrabalhos dele em andamento: a biografia do senador Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007, e um livro com relatos do ex-ministro José Dirceu sobre a passagem pelo governo do presidente Lula. A entrevista vai ao ar no domingo, às 4h, às 8h e às 20h30.

O compositor Pixinguinha é homenageado no programa Conversa de Músico pelo flautista Sérgio Morais. Acompanhado de Pedro Vasconcelos no cavaquinho, Fernando César no violão e Valério Xavier no pandeiro, Sérgio Morais apresentam uma síntese moderna da obra tradicional de Pixinguinha. A apresentação vai ao ar no domingo às 5h, às 10h, às 18h e às 24h.

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 36, no Gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 51, em Brasília (DF); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM); pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da DirecTV; ou ainda ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.

19/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Matriz energética brasileira tem 88,8% de geração de fontes renováveis

Inserção do carvão na matriz energética brasileira em debate

Lobão debate mudanças na matriz energética brasileira

Lobão: "Matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo"

Casagrande: Congresso tem papel importante na diversificação da matriz energética brasileira

INFRA-ESTRUTURA FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA