Mauro Miranda anuncia encontro regional do PMDB em Iporá (GO)
O senador atribuiu "à falta de visão e planejamento dos administradores públicos estaduais" a estagnação econômica do oeste goiano e de Iporá. A cidade, com pouco mais de 50 anos, 32 mil habitantes, com economia baseada na pecuária de leite e dotada de infra-estrutura e de recursos naturais, tem condições de propiciar um crescimento econômico sustentável para todo o oeste de Goiás, a segunda região mais pobre do estado, afirmou o senador.
Mauro Miranda considerou que, num momento de crise energética como o que passa o país, mais evidente fica a imprevidência com que o governo estadual trata o potencial - inexplorado - de Iporá. Segundo informou, três estudos de viabilidade realizados por especialistas canadenses demonstrariam o potencial energético dos Rios Caiapó e Araguaia, especialmente em trechos próximos ao município.
- Enquanto isso, os governistas anunciam investimentos na construção de 12 usinas hidrelétricas em praticamente todas as regiões do estado, menos nessa importante área do oeste goiano - lamentou.
Ainda conforme o senador, outra potencialidade de Iporá estaria na exploração industrial "de uma das maiores reservas de granito do estado e do país". Conhecido como granito branco, a matéria-prima é retirada em grande escala e enviada ao Espírito Santo, onde é manufaturada e exportada. Com isso, Iporá e Goiás acabam por incrementar a economia de outra unidade da federação, dado que o granito de lá retirado mal seria fonte de arrecadação de ICMS, explicou Mauro Miranda.
06/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mauro Miranda anuncia realização de encontro regional do PMDB em Inhumas
Mauro Miranda anuncia encontro do PMDB em Goiás e critica governo do PSDB no estado
MAURO MIRANDA REGISTRA ANIVERSÁRIO DE IPORÁ
Mauro Miranda abre em Goiânia Seminário Regional do Interlegis
Mauro Miranda defende candidatura própria do PMDB
Mauro Miranda comenta administração do PMDB em Goiás