Mauro Miranda apela ao governo pela formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) fez um apelo ao Ministério do Meio Ambiente para que incentive os poderes estaduais e municipais a constituirem os Comitês de Bacias Hidrográficas, previstos em lei federal com o objetivo de gerir os recursos hídricos. De acordo com a lei, os comitês devem ser integrados por representantes das três esferas governamentais, usuários e entidades civis ligadas à questão da água.

Mauro Miranda ressaltou a importância da formação desses comitês lembrando a crescente preocupação, em todo o planeta, com a possível escassez de água doce e com o comprometimento das bacias hidrográficas pelas práticas modernas de agricultura. Ele informou que 65% da água doce disponível no país são destinados à agricultura. A retirada da cobertura vegetal e o uso de técnicas avançadas de manejo de solo, com o uso de pesticidas e herbicidas, trouxeram problemas para a preservação das microbacias, disse.

O senador afirmou que as lideranças do campo estão atentas a estas questões e têm tratado de incentivar práticas preservacionistas. Ele louvou a iniciativa da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), que por meio de planejamentos estratégicos, realização de seminários e programas educativos, tem mostrado aos agricultores goianos que é possível conciliar produção com preservação do solo e água. O parlamentar observou, no entanto, que ainda há muito a ser feito.

Embora já existam Comitês de Bacias Hidrográficas constituídos em algumas regiões do país, disse o senador, grande parte dos municípios brasileiros ainda não tomaram medidas para a sua criação. Mauro Miranda ressaltou a importância de sua formação para a preservação do meio ambiente, já que poderão tomar medidas preventivas ou de regeneração, avaliar outorgas de uso de água e tratar do planejamento e gestão dos recursos em cada bacia.

17/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


No Dia Mundial da Água, Rollemberg defende comitês de bacias hidrográficas

Arrecadação de usuários de bacias hidrográficas não poderá ser contingenciada pelo governo

MAURO MIRANDA APELA POR RODOVIAS DE GOIÁS

MAURO MIRANDA APELA A MINISTRO EM FAVOR DE AGRICULTORES

Bacias hidrográficas terão R$ 20 mi ao ano

CMA propõe proteção a bacias hidrográficas