Mauro Miranda defende discussão ampla sobre segurança



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) elogiou nesta quarta-feira (3) artigo do jornalista goiano Washington Novaes publicado no jornal O Estado de S. Paulo com o título "Palavras de ordem da sucessão", no qual afirma que o tema chave dessa eleição deve recair sobre a palavra "segurança". O senador disse concordar com o jornalista, acrescentando que caberá aos candidatos discutir a questão na perspectiva mais ampla possível.

Neste sentido, afirmou Mauro Miranda, a discussão deverá se dar não só em cima da insegurança da população diante do avanço do crime, mas principalmente sobre as questões básicas que levaram o país a situação atual. Ele enumerou entre estas questões o desemprego, o desmantelamento dos direitos trabalhistas e previdenciários, a educação e a saúde ineficientes e o descuido com as questões ambientais.

- O pivô unificador de todas as propostas políticas voltadas à solução dessas questões será um programa nacional de multiplicação de emprego e renda que dê um basta à perversa tendência de polarização entre uma minoria cada vez mais rica e uma minoria cada vez mais pobre, que é o caldo de cultura do ressentimento, do ódio e da violência - afirmou o senador.

Mauro Miranda cita Novaes quando se refere ao latino-americanista James Petras, que comparou dados sobre a violência e o desemprego juvenil em cinco países, associando a falta de perspectiva dos jovens "à tentação da ilegalidade". O senador lembrou que, no Brasil, a taxa geral de desemprego é de 6,7%, enquanto o rendimento médio do trabalhador caiu pelo 13% mês consecutivo.

Esta "agenda espinhosa", disse o senador, deverá desafiar a criatividade e a capacidade de persuasão dos candidatos ao Palácio do Planalto.



03/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda e Lando cobram ampla e efetiva reforma agrária

Paim defende ampla discussão sobre projeto de biossegurança

Lúcia Vânia defende ampla discussão sobre a Lei de Biosssegurança

Lídice da Mata defende ampla discussão sobre maioridade penal

MAURO MIRANDA DEFENDE REDUÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE ALIMENTOS

Serys defende discussão ampla da reforma universitária