Serys defende discussão ampla da reforma universitária



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu nesta segunda-feira (22) o fortalecimento da universidade pública. Na avaliação da senadora, muitas destas instituições têm funcionado de forma precária, devido ao adiamento de investimentos. Dados do Ministério da Educação, indicam que, apenas para investimentos emergenciais nas universidades federais, seriam necessários R$ 340 milhões.

Serys citou compromissos que, segundo ela, devem fazer parte da reforma universitária que o governo estaria elaborando.

- O mais óbvio é a manutenção do acesso público à educação superior de qualidade. Isto significa dotar a universidade pública de meios que permitam a expansão de seu corpo discente e a melhoria constante da qualidade de seus serviços, sem prejuízo de seu caráter marcadamente gratuito - afirmou.

A senadora também defendeu a adoção de mecanismos de democratização do acesso, a ampliação da participação da sociedade nas instituições, sem que isso interfira na autonomia universitária. Serys pediu que se trate com cautela propostas de aumento das vagas por meio de apoio público às instituições privadas. Soluções como essa, ponderou, esbarram, por exemplo, na dificuldade de expansão em áreas como saúde ou tecnologia em geral, cujos custos dos cursos são maiores.

- Se vamos conseguir financiar com dinheiro público a expansão das vagas em entidades privadas, que passarão a atender as demandas do governo, por que não fazê-lo no setor público, pela simples recuperação das condições de trabalho nas universidades públicas já existentes ? - questiona.



22/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nabor defende ampla discussão para reforma tributária

Serys defende discussão aprofundada da reforma do Judiciário no Senado

Reforma tributária ampla também em discussão

Vídeo | Discussão sobre reforma política será ampla, diz Jucá

Mauro Miranda defende discussão ampla sobre segurança

Paim defende ampla discussão sobre projeto de biossegurança