Mauro Miranda defende prorrogação dos recursos destinados à irrigação
Atualmente, conforme prevê a Constituição, a Região Centro-Oeste recebe 20% dos recursos que o governo federal destina à irrigação. No ano 2001 a região Centro-Oeste recebeu da União cerca de R$ 81 milhões. A previsão orçamentária para o ano 2002 é de R$ 48 milhões.
Na avaliação do senador, a continuidade do projeto propicia a geração cada vez maior de empregos para a população. A arrecadação de impostos para o estado e municípios aumenta na mesma proporção, afirmou.
Para Mauro Miranda, esses investimentos fizeram com que a agricultura brasileira experimentasse um salto de qualidade e produtividade. O parlamentar entende que com a utilização de tecnologia adequada e investimentos, a produtividade das Regiões Centro-Oeste e Nordeste se torna semelhante à das melhores terras de outras regiões do Brasil.
No nordeste do estado de Goiás, exemplificou, a grande produção de arroz é resultado de uma técnica de irrigação que consiste na inundação das áreas de plantio. Mauro Miranda afirmou que essa técnica servirá de modelo para o Projeto de Irrigação Flores de Goiás. Ele informou ainda que 90 % do projeto será custeado pelo governo federal, enquanto o governo estadual custeará 10%.
27/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MAURO MIRANDA FALA SOBRE RECURSOS PARA IRRIGAÇÃO EM ENTREVISTA A TV SENADO
MAURO MIRANDA FALA SOBRE RECURSOS PARA IRRIGAÇÃO EM ENTREVISTA A TV SENADO
Mauro Miranda defende liberação de recursos para o entorno do DF
MAURO MIRANDA QUER PRORROGAR APLICAÇÃO DE PERCENTUAIS MÍNIMOS NA IRRIGAÇÃO
Aprovada prorrogação do prazo para aplicação de recursos em irrigação
Mauro Miranda cobra liberação de recursos para o entorno