Mauro registra 70 anos de emancipação de Inhumas



Os 70 anos de emancipação política do município de Inhumas, no estado de Goiás, foram lembrados pelo senador Mauro Miranda (PMDB-GO). O senador afirmou que a cidade é reconhecida como uma das mais importantes do interior, pelo seu comércio exuberante, moderno parque industrial, agropecuária avançada e um centro médico-hospitalar que atende grande parte da população goiana.

A cidade é beneficiada por sua localização geográfica privilegiada, conseqüência de sua proximidade com a capital goiana, o Distrito Federal e a rodovia Belém-Brasília, disse o senador. Ele lembrou que, de acordo os registros da história, tropeiros e caixeiros-viajantes, dirigindo-se à cidade de Goiás, a antiga capital, foram os descobridores da região. No entanto, data de 1858 o marco inicial da cidade, com a aquisição da Fazenda Cedro por João Antônio da Barra Ramos.

Mauro explicou que em 1928 a cidade recebeu o nome de Inhumas, inspirada pelas "aves de porte elegante, penas negras e canto nostálgico", um dos símbolos de Goiás. Sua emancipação ocorreu dia 19 de março de 1931, tendo José Rodrigues Rabêlo como seu primeiro prefeito. O município conta hoje com 43.938 habitantes.

22/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda lembra os 226 anos de emancipação política de Niquelândia

Mauro Miranda anuncia realização de encontro regional do PMDB em Inhumas

Maguito Vilela registra 106 anos de emancipação política de Jataí

Sarney registra os 100 anos de nascimento do poeta Mauro Mota

Acir Gurgacz registra aniversário de emancipação de Ji-Paraná

Marluce registra aniversário de emancipação de municípios de Roraima