MCT, CNPq e Fundação Conrad Wessel lançam Prêmio Álvaro Alberto
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) , o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Conrad Wessel (FCW) assinaram um termo de compromisso de cinco anos para a realização do Prêmio Álvaro Alberto.
Instituído em 1981, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia foi restabelecido em 2006, e reafirmado na sexta-feira (10), em reconhecimento e estímulo a cientistas brasileiros. Considerado uma das mais importantes premiações do País, contempla, em sistema de rodízio, uma área do conhecimento por ano: ciências da vida, ciências exatas e da terra, e ciências humanas e sociais.
Em 2011 será a vez das ciências da Vida. O vencedor recebe diploma, medalha de ouro e um prêmio em dinheiro quantificado anualmente pelo CNPq, não inferior a R$ 150 mil, concedido pela Fundação Conrado Wessel.
Álvaro Alberto
Seguindo o caminho trilhado por seu pai, o médico Álvaro da Silva, e de seu avô, o farmacêutico João Álvaro, Álvaro Alberto também seguiu o caminho das ciências. Foi na Escola Naval do Rio de Janeiro que o jovem Álvaro Alberto iniciou seus primeiros estudos e começou a se destacar entre os melhores do colégio.
Durante mais de 30 anos Álvaro Alberto se dedicou ao magistério sem abandonar suas pesquisas, especialmente na área de explosivos e também com estudos mais aprofundados na área de energia nuclear. Idealizador e primeiro presidente do CNPq, Alberto também foi o representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica (CEA) das Nações Unidas e presidiu a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
13/12/2010 15:48
Artigos Relacionados
CNPq divulga ganhador do Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2010
CNPq entrega Prêmio Almirante Álvaro Alberto nesta terça-feira (3)
Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura anuncia seus vencedores
CCDH e Fundação Maurício Sirotsky lançam prêmio de Direitos Humanos
CCDH e Fundação Maurício Sirotsky lançam prêmio de Direitos Humanos
Engenheiro recebe Prêmio Almirante Álvaro Alberto