MDA participa do lançamento da segunda fase do PAA África



Para ampliar o acesso de alimentos a estudantes e fortalecer a agricultura familiar africana o Governo Federal lançou a segunda fase do Programa PAA África. O programa é baseado na experiência brasileira de combate à fome e tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em sua execução.

Para o coordenador da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Caio França, as políticas de cooperação internacional do Brasil são marcadas pela troca de experiências.

“O PAA é parte de um conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo Brasil para o fortalecimento da agricultura familiar que geraram uma inflexão positiva por estas políticas públicas”, avaliou França, ao lembrar que uma das marcas da cooperação sul-sul desenvolvida pelo governo brasileiro é a transferência de experiências e elaboração conjunta de políticas ajustadas à realidade de cada país parceiro.

A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, defendeu o legado do Fome Zero e lembrou que as ações de cooperação sul-sul são fundamentais para a superação da fome no mundo.

“É gratificante notar que a experiência que desenvolvemos no Brasil é um exemplo para todo o mundo. O PAA África tem sido muito exitoso na apresentação de um modelo de cooperação que não impõe uma lógica pronta, mas que abre um diálogo para a construção coletiva” destacou Pacheco.

O PAA África uma ação conjunta do governo brasileiro, a FAO, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Departamento Britânico para Desenvolvimento Internacional.

O projeto é baseado na experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das ações do Fome Zero. O PAA África visa promover a segurança alimentar e nutricional e geração de renda para os agricultores familiares ao mesmo tempo em que garante uma alimentação melhor para os estudantes.

Ações

O programa – que está em execução na Etiópia, Malaui, Moçambique, Níger e Senegal – conta com orçamento total de US$ 11 milhões. As ações se concentram na implantação de programa pilotos de comprar alimentos locais. Já participaram do PAA África mais de quatro mil agricultores que forneceram alimentos para 434 escolas, beneficiando mais de 120 mil estudantes.

Na segunda etapa do PAA África, que inicia em janeiro de 2014, a previsão é que sejam reforçadas as relações locais de comércio e a institucionalização do programa dentro dos países participantes, além de ampliar a participação da sociedade civil na gestão do programa e capacitar as escolas para lidarem melhor com os alimentos locais.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



05/12/2013 18:18


Artigos Relacionados


Programa de Aquisição de Alimentos inicia segunda fase na África

Ângela Portela comemora lançamento de segunda fase do programa Minha casa Minha Vida

Segunda fase da Campanha Nacional do Desarmamento começa nesta segunda-feira (12)

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno realiza última fase da operação Camurupim

Ministério participa de solenidade em comemoração ao Dia da África

Secretaria de Inovação participa de encontro com Banco de Desenvolvimento da África