Programa de Aquisição de Alimentos inicia segunda fase na África
O governo brasileiro, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID), lançou nesta quarta-feira (4) a segunda fase do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na África. “É preciso agradecer ao Brasil por mostrar ao mundo que há formas eficazes para tentar acabar com a fome no mundo e ao Reino Unido por confiar no método brasileiro e financiar o programa na África”, afirmou o representante da ONU no Brasil, Jorge Chediak, durante a cerimônia, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.
O PAA África inspira-se na experiência brasileira com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em vigor desde 2003, e executado pelo Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS). Por meio das compras governamentais, ele garante renda para os agricultores familiares e promove a segurança alimentar e nutricional das populações mais pobres, com a distribuição dos produtos adquiridos. Para o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, “o PAA brasileiro completa 10 anos como uma história de sucesso e o governo brasileiro está de parabéns por não se furtar a compartilhar essa experiência bem sucedida com outros países”.
A primeira fase do PAA África já beneficiou 5 mil agricultores familiares e 125 mil estudantes de 434 escolas. Nos próximos cinco anos, Etiópia, Malaui, Moçambique Níger e Senegal vão receber investimentos de US$ 11 milhões. As lições aprendidas a partir de fevereiro de 2012, quando o PPA África teve início, serão a base para melhorar e ampliar o programa africano.
A segunda fase será voltada para garantir a sustentabilidade do programa, com o aumento dos investimentos na agricultura familiar e nas estratégias de compra de alimentos para as escolas. São estratégias: a ampliação do envolvimento político com o programa em nível regional, nacional e internacional; participação da sociedade civil para garantir mais transparência; apoio aos agricultores com capacidade de aumento da produtividade agrícola; aprimoramento das modalidades de pagamento e aquisição; e desenvolvimento de ferramentas de monitoramento e avaliação.
“As experiências do PAA em outros países são um grande desafio para o governo brasileiro e motivo de grande alegria ver que o programa vem se consolidando e se fortalecendo como um bom modelo a ser adaptado”, afirmou Lilian Rahal, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003, já despertou o interesse de mais de 70 países da América Latina, África e Ásia em conhecer as políticas de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas no Brasil.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social
05/12/2013 16:19
Artigos Relacionados
Secretaria da Educação inicia segunda fase do programa de capacitação de professores em informática
MDA participa do lançamento da segunda fase do PAA África
Programa de Aquisição de Alimentos
Programa de Aquisição de Alimentos paga R$ 7,5 milhões
Programa de Aquisição de Alimentos comemora dez anos
Programa de Aquisição de Alimentos é destaque mundial