MDA realiza mutirão de documentação no Pantanal e Centro-Oeste
A região sudoeste de Mato Grosso recebe, até o próximo dia 25, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
As trabalhadoras rurais dos municípios de Pontes Lacerda, Nova Lacerda, Comodoro e Campos de Júlio serão beneficiadas, no período, com a emissão de documentos civis e jurídicos gratuitamente.
Nelson Borges de Barros, delegado federal do MDA, lembra que o programa é direcionado para as comunidades mais distantes dos centros urbanos.
A região sudoeste do estado é uma área de fronteira com a Bolívia e abrange parte do Pantanal Mato-grossense. “O trabalho de documentação da trabalhadora rural faz com que ele tenha acesso aos programas e às políticas públicas do MDA e do Governo Federal”, diz.
Segundo o delegado, o PNDTR possibilita que muitas mulheres que nunca tiveram acesso às políticas sociais e à inclusão produtiva possam, a partir daí, fazer a sua solicitação.
Para Layla Torres, coordenadora do PNDTR, o programa é fundamental para levar cidadania às mulheres no meio rural. “Os mutirões servem como uma porta de entrada para o acesso às políticas públicas. As mulheres, depois de documentadas, conseguem acessar os benefícios e dar entrada em programas do governo. Algo que sem esses documentos elas não conseguiriam”, explica.
Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste tem uma boa execução do PNDTR. Somente neste ano foram feitos 833 mutirões, em 641 municípios. Mais de 240 mil documentos foram emitidos e 150 mil mulheres foram beneficiadas. “A ação é de extrema importância, pois também garante a autonomia econômica para as mulheres do meio rural”, declara Layla.
Serviço:
Mutirões de documentação
Pontes e Lacerda
Data: 20/11
Nova Lacerda
Data: 21/11
Comodoro
Data: 23/11
Campos de Júlio
Data: 25/11
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
20/11/2013 18:09
Artigos Relacionados
Uiramutã (RR) recebe mutirão de documentação do MDA
Mutirão de documentação chega a municípios do Maranhão
Mulheres rurais recebem mutirão de documentação
Região Norte recebe mutirão de documentação
Mutirão de documentação atenderá mulheres de Alagoas (AL)
Mutirão de documentação chega em 14 municípios matogrossenses