Região Norte recebe mutirão de documentação



A Região Norte do País recebe, até o dia 21 de dezembro, seis mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Incra, a ações, abrangem os municípios de Porto Grande, no Amapá; Manaquiri, no Amazonas; Castanhal, Santa Isabel do Pará e São João do Araguaia, todos no Pará; e Porto Velho, em Rondônia (ver tabela abaixo).

Durante o atendimento são emitidos gratuitamente Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no CadÚnico do governo federal.

De acordo com a coordenadora do Programa do MDA, Layla Torres, esses documentos permitem às trabalhadoras e trabalhadores ter acesso às políticas públicas do governo federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família.

"E, sobretudo, no Norte, esses eventos tornam-se ainda mais relevantes, na medida em que a região é a segunda maior do País em número de atendimentos do MDA, apesar das grandes distâncias entre os municípios, algumas delas percorridas apenas por barco", salienta Layla.

Os mutirões começam sempre às 8h e terminam no final da tarde dos dias programados. O público-alvo é a trabalhadora rural de projetos de assentamento da reforma agrária e agricultores familiares. Direcionado às mulheres do campo, o PNDTR também atende homens, jovens ou adultos.

Fonte:

Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária



13/12/2013 12:22


Artigos Relacionados


Mutirão de documentação para mulheres recomeça na região Norte

Região isolada de Roraima recebe mutirão de documentação

Território da Cidadania no Rio Grande do Norte recebe mutirão de documentação da trabalhadora rural

Região Norte recebe mais seis mutirões de documentação

Mutirão de Documentação atende moradores da região serrana do RJ até o dia 23

Governo divulga balanço do Mutirão de Documentação realizado na região serrana do RJ