Mdic começa a receber pedidos de elevação temporária do Imposto de Importação



O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) já começou a receber pedidos de elevação temporária do Imposto de Importação. A alternativa oferecida ao empresariado é amparada pela Decisão CMC 39/11 do Mercosul, que possibilita a flexibilização da alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC) em caso de desequilíbrio comercial causado pela conjuntura econômica internacional. O prazo vai até 2 de abril.

A solicitação deve ser apresentada em formulário da Resolução Camex nº 5, com dados do solicitante e informações sobre caracterização do produto, alteração pretendida e dados sobre oferta e demanda. O documento deve ser encaminhado por meio físico à Secretaria Executiva da Câmara do Comércio Exterior (Camex), na Esplanada dos Ministérios. Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados por e-mail.

A análise dos pleitos será feita pelo Grupo Técnico sobre Alterações Temporárias da TEC do Mercosul, formado por representantes dos ministérios que compõem a Camex. A decisão final sobre a composição da lista, que terá, no máximo, 100 produtos, será do Conselho de Ministros da Camex, presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do qual fazem parte os titulares da Fazenda, do Planejamento, da Agricultura, de Relações Exteriores, da Casa Civil e do Desenvolvimento Agrário.

 

Fonte:
Agência Brasil



12/03/2012 15:35


Artigos Relacionados


Empresas podem pedir elevação temporária de Imposto de Importação de produtos até 2ª

Caixa começa a receber pedidos de liberação do FGTS em Nova Friburgo e Teresópolis

Caixa começa a receber pedidos de liberação do FGTS de trabalhadores desabrigados nesta quarta

Mercosul aprova elevação tarifária temporária

Mdic suspende novamente importação de lápis de Taiwan

Mdic abre investigação de salvaguarda para importação de vinhos