MEC inaugura universidade internacional da Lusofonia Afro-Brasileira no Ceará



Duas novas unidades de ensino, uma de educação superior e outra de ensino técnico, são inauguradas nesta quarta-feira (25) no Ceará. Pela manhã, o ministro Fernando Haddad inaugurou a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no  município de Redenção. 

Em 2011, a Unilab começa a funcionar em prédio cedido pela prefeitura, oferecendo 360 vagas nos cursos de administração pública, agronomia, enfermagem, engenharia de energias e licenciatura em ciências da natureza e matemática.

Até 2014, o município sediará um campus universitário internacional com 5 mil estudantes, metade de brasileiros e os demais,  estrangeiros.


Educação profissional

Ainda nesta quarta-feira, também será inaugurada a escola estadual de educação profissional Pedro Queiroz Lima. A obra faz parte do Programa Brasil Profissionalizado, que repassa recursos federais para que os estados invistam em educação profissional. 

A escola terá capacidade para 540 alunos, que farão, ao mesmo tempo, o ensino médio integrado à educação profissional, disponível nas seguintes áreas: desenho da construção civil, eletrotécnica, hospedagem e mecânica.

A estrutura de 4,5 mil metros quadrados tem 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas.


Prêmio

O prêmio Escola nota 10, que contempla escolas bem avaliadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa) também será entregue nesta quarta. Um total de 150 escolas serão premiadas . Nesta edição, foram avaliadas aproximadamente 125 mil crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas cearenses. 


Fonte:
Ministério da Educação

 



25/05/2011 11:00


Artigos Relacionados


CCJ aprova criação da Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira

Plenário aprova criação da Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira

Universidade Luso-Afro-Brasileira ocupará prédio cedido no CE a partir de novembro

Inácio Arruda comemora inauguração de 'campus' da universidade luso-afro-brasileira

Universidade da Lusofonia adota Enem e dobra número de vagas

Visite a exposição "A Nova Mão Afro-Brasileira” no Museu Afro Brasil