MEC recebe seis propostas para transferência assistida



Seis instituições de educação superior do Rio de Janeiro (RJ) apresentaram propostas para a transferência assistida de estudantes da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade).O prazo para a apresentação das propostas encerrou-se nessa quinta-feira (13).

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação já deu início ao processamento das propostas, para verificar o cumprimento dos itens relativos à habilitação das instituições. De acordo com os prazos estabelecidos em editais, os resultados devem ser publicados no Diário Oficial da União até 10 de março próximo, para os editais nº 1 e nº 2, e até 14 de março para o edital nº 3.

As instituições que se inscreveram foram: Faculdade de Medicina de Campos; Faculdade de Tecnologia Senac Rio–Fatec; Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (Unigranrio); Universidade Estácio de Sá (Unesa); Universidade Veiga de Almeida (Uva); e Centro de Ensino.

Superior de Valença

Elas devem contemplar todos os agrupamentos de cursos definidos nos editais que definem os termos para a transferência assistida dos estudantes. 

Ao longo dos 30 trinta dias transcorridos desde o descredenciamento da Gama Filho e da UniverCidade, a Seres tomou diversas medidas para assegurar a continuidade da formação dos estudantes, com destaque para a manutenção dos valores das mensalidades, das políticas globais de descontos e das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), de assistência estudantil e próprias, além dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também estão garantidos direitos como a participação no Programa Ciência sem Fronteiras, vínculos de estágios, convênios de internatos e a prorrogação de prazo para entrega de certificados e diplomas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Objetivo

A Política de Transferência Assistida do Sistema Federal de Ensino tem o objetivo de assegurar a continuidade dos estudos para a formação dos estudantes em caso de desativação de cursos ou descredenciamento de Instituições de Ensino Superior. A transferência assistida é realizada por meio de oferta pública, nas hipóteses de fechamento do curso ou da instituição por determinação do Ministério da Educação.  

 

Fonte:
Ministério da Educação



15/02/2014 11:31


Artigos Relacionados


MEC reúne instituições para detalhar transferência assistida

MEC publica edital referente à Transferência Assistida

Senacon e Defensoria Pública do Rio acompanharão transferência assistida

Portaria altera regras de Transferência Assistida em Instituições de Ensino

Tocantins recebe unidades para transferência de tecnologias

CCJ analisa seis propostas da Reforma Política