Medalha Nilo Peçanha será entregue nesta quarta-feira (15)



Destinada a dirigentes e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica brasileira, a medalha Nilo Peçanha será entregue nesta quarta-feira (15), em Brasília. Entre os 98 agraciados estão políticos, professores, reitores, ex-reitores, diretores de escolas e filósofos.

A entrega da medalha encerra as comemorações do centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “A educação profissional brasileira vive o melhor momento de sua história”, disse o secretário de educação profissional do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco. “A medalha é uma homenagem às pessoas que de alguma maneira contribuíram, e muitos continuam contribuindo, com essa modalidade de ensino.”

Nilo Peçanha (1867-1924) foi o presidente da República de julho de 1909 a novembro de 1910. Ele criou 19 escolas de aprendizes e artífices, que originaram a educação profissional no Brasil. De 1909 a 2002, foram criadas 140 unidades federais de ensino técnico-profissionalizante. Hoje, são 342, que oferecem, de forma gratuita, cursos de formação técnica e tecnológica em todos os estados e no Distrito Federal.

Desde 2003, foi registrado aumento de 148% no número de matrículas em toda a rede, formada por 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), uma universidade tecnológica e 25 escolas vinculadas a universidades federais. O número de estudantes, que era de 140 mil em 2003, hoje chega a 348 mil.

 

Fonte:
Ministério da Educação



15/12/2010 13:59


Artigos Relacionados


Prêmio professores do Brasil será entregue nesta quarta-feira (14)

Casa Civil: Sala do Ponto.SP será entregue nesta quarta-feira em São Roque

Casa Civil: Sala do Ponto.SP será entregue nesta quarta-feira em São Roque

Diploma Mulher-Cidadã será entregue quarta-feira

Relatório da Reforma Política será entregue na quarta-feira

Prêmio Bertha Lutz será entregue na quarta-feira