Diploma Mulher-Cidadã será entregue quarta-feira



A cerimônia de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz será realizada nesta quarta-feira (13), na abertura da sessão plenária do Senado. Cinco mulheres que se destacaram na sociedade brasileira em 2001, desenvolvendo trabalhos em defesa da mulher, receberão a homenagem, que faz parte da série de comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher organizada pela bancada feminina do Congresso Nacional.

O Conselho do Diploma, presidido pela senadora Emilia Fernandes (PT-RS), decidiu agraciar as seguintes mulheres: a professora e socióloga Heleieth Iara Bongiovani Saffioti; a advogada e integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Herilda Balduíno de Souza; a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal pelo PT, Luiza Erundina; a desembargadora e membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, Maria Berenice Dias, e a pedagoga Maria Isabel Lopes, especialista em Abordagem Sistemática da Família.

É a primeira entrega que o Senado faz do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, proposto pela senadora Emilia Fernandes. A partir de agora, a homenagem ocorrerá anualmente, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. O nome do título é uma homenagem à bióloga, zoóloga e advogada Bertha Lutz, pioneira na luta pelos direitos das mulheres no Brasil - em especial pelo direito ao voto.



11/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz será entregue na sessão de terça

Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz será instalado nesta quarta

Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz dá visibilidade à luta contra discriminações à mulher, diz Serys

Congresso homenageará vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã

Premiadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz em 2009

As agraciadas deste ano com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz