Medalhista de ouro em matemática diz a senadores que não precisa de nada



"Eu não gosto de andar pedindo, sabe?". Assim, o estudante Ricardo Oliveira Silva, portador de atrofia espinhal e ganhador de duas medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, respondeu a uma pergunta do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, sobre o que ele desejava ganhar. A conversa, em que outros senadores suscitaram a hipótese de oferecer computador, cadeira de rodas motorizada ou curso pré-vestibular, foi marcado pela emoção.

Ao homenagear o estudante, enaltecendo os esforços de seu pai, Joaquim Oliveira da Silva, e de sua mãe, Francisca Antonia da Conceição, para instruí-lo, o presidente do Senado começou a brincar com a idéia de que Ricardo poderia pedir o que quisesse aos senadores, porque todos ali presentes, integrantes da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que o homenageava,estavam ansiosos por presenteá-lo.

- O que você mais quer? Eu só tenho medo porque você é inteligente demais e pode pedir algo que nós não possamos dar...

- Eu não gosto de andar pedindo, sabe? No que vocês puderem me ajudar, eu agradeço - respondeu Ricardo Oliveira.

- Mas, agora, qual é o seu sonho? - indagou novamente Garibaldi, em meio a palpites de senadores, que indicavam as hipóteses de o rapaz querer um computador, uma cadeira motorizada ou um curso preparatório para a universidade.

- Agora, o meu sonho é continuar estudando. Não tenho planos fixos para o futuro. O meu plano no momento é só continuar estudando.

- Em nome do Senado e de todos os brasileiros, obrigado, Ricardo - disse o presidente do Senado.

- Muito obrigado a você - respondeu sorridente o medalhista de ouro.

Para o presidente do Senado, a vinda de Ricardo Oliveira Silva nesta quarta-feira (7) ao Senado traduz-se num fato "talvez mais importante que a presença da ministra Dilma Rousseff", da Casa Civil, que, naquele mesmo instante, participava de um debate na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

- Só tenho palavras de elogio para a comissão, pela iniciativa de trazê-lo aqui, com seus pais, professores, sua família e o prefeito de Várzea Alegre [CE], para dizer que ele é realmente o melhor. Ele é o cara. Você é impressionante, Ricardo. O seu Joaquim Oliveira da Silva, que é seu pai, que construiu um pequeno carrinho de mão para levá-lo à escola, sua mãe, Francisca Antonia da Conceição, que cuidou da sua alfabetização, fez tudo para que você aprendesse o que você aprendeu... Vocês são todos figuras exemplares. E eu só tenho palavras de elogios para vocês - completou Garibaldi.



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasileiro conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Brasil é ouro na 27ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática

Alunos de Etecs ganham ouro na Olimpíada de Matemática

Ganhador de medalhas de ouro nas Olimpíadas de Matemática está na CAS

Alunos das Etecs ganham três medalhas de ouro em Olimpíada Matemática

Não há nada "100% seguro" e país precisa de todas as formas de energia, afirma presidente da Eletronuclear