Médicos cubanos chegam às capitais nesta segunda (11)
Um novo grupo de cubanos, que participarão do Mais Médicos, chega às capitais brasileiras nesta segunda-feira (11). Os profissionais fazem parte do grupo de três mil médicos que chegam ao País para ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa.
Os profissionais ficarão concentrados em cinco capitais – Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) – participando do módulo de acolhimento e avaliação do Mais Médicos. A aprovação no curso é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem o qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.
Sobre a chegada de novos profissionais, a presidenta Dilma declarou em sua conta no Twitter que, até o final da próxima semana, mais de 2800 médicos devem se integrar aos mais de 3600 que já fazem parte do programa. Os médicos cubanos já atendem cerca de mil municípios, com destaque para os distritos indígenas, que também contam com estes profissionais para atendimento. Dilma reforça que mais 12 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados com a iniciativa.
Chegada de médicos cubanos a Fortaleza
Data: 11/11 (segunda-feira)
Horário: 16h
Local: Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins
Chegada de médicos cubanos a São Paulo
Data: 11/11 (segunda-feira)
Horário: 7h
Local: Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos)
Chegada de médicos cubanos a Vitória
Data: 11/11 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Aeroporto Internacional de Vitória – Eurico de Aguiar Salles
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o governo federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país. Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.
Fonte:
09/11/2013 15:58
Artigos Relacionados
Mais 3.000 médicos cubanos chegam ao País a partir desta segunda (4)
Médicos cubanos chegam a São Paulo
236 médicos cubanos chegam a Fortaleza (CE)
Mais Médicos: 225 cubanos chegam a Belo Horizonte
Conferências de assistência social chegam a seis capitais brasileiras nesta semana
Profissionais da segunda fase do Mais Médicos chegam aos locais de atuação