Mais Médicos: 225 cubanos chegam a Belo Horizonte
Um grupo de 225 profissionais cubanos que atuarão na segunda etapa do Programa Mais Médicos por meio de acordo entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) desembarcam nesta quinta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG). Eles serão recebidos pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.
Um total de 650 profissionais cubanos desembarcam nesta terça-feira (1º) em cidades brasileiras para integrar as equipes o programa Mais Médicos. Em Fortaleza (CE), já chegaram 300 médicos. Em Brasília (DF), foram 215. E mais 135 em Vitória (ES).
Até o final da semana, 2 mil cubanos terão desembarcado em quatro capitais brasileiras para atuar no programa. Em Belo Horizonte, serão 450 no total. Na próxima segunda-feira (7), os médicos iniciam as três semanas do módulo de avaliação, com aulas sobre saúde pública e Língua Portuguesa. Depois eles seguem para os municípios onde vão atuar.
Chamada individual
Como definido desde o lançamento do programa, os brasileiros tiveram prioridade no preenchimento dos postos apontados. Neste segundo mês de seleção 400 profissionais com diploma no Brasil confirmaram participação no Mais Médicos. Estes profissionais vão atuar em 217 municípios e 10 distritos de saúde indígena.
O desempenho da segunda etapa entre os brasileiros cobre apenas 2,4% da demanda por médicos apresentada pelos 4.025 municípios e os 35 distritos indígenas participantes, que apontaram a necessidade de terem 16.625 médicos atuando na Atenção Básica.
Acolhimento e avaliação
Todos os profissionais com diplomas fora do País participarão de 7 a 25 de outubro do módulo de acolhimento que acontecerá em quatro capitais do país: Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). Com carga horária de 120 horas, a avaliação abordará aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS), doenças prevalentes no Brasil, conhecimentos linguísticos e de comunicação, além de visitas técnicas aos serviços de saúde. Após o período de acolhimento, os profissionais passarão por uma avaliação e, somente após aprovação, estarão aptos a atuar nos municípios.
Fonte:
02/10/2013 17:57
Artigos Relacionados
Profissionais cubanos chegam a Belo Horizonte
Mais 3.000 médicos cubanos chegam ao País a partir desta segunda (4)
Belo Horizonte recebe grupo de 192 profissionais cubanos
Médicos cubanos chegam a São Paulo
236 médicos cubanos chegam a Fortaleza (CE)
Médicos cubanos chegam às capitais nesta segunda (11)