Médicos são contratados para reforçar a saúde indígena na região do Alto Rio Purus



O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), na região do Alto Rio Purus, passa esta semana pela reestruturação dos serviços de saúde indígena. Quatro novos médicos foram contratados para o atendimento em área, com a missão de reforçar o atendimento a 174 aldeias localizadas no sudeste do estado do Acre, no Noroeste de Rondônia e parte do sudoeste do Amazonas.

Os profissionais irão atender os polos base de Pauini, Manuel Urbano, Santa Rosa do Purus e a Casa de Saúde do Índio (Casai) de Rio Branco. A contratação é uma parceria do Dsei com os municípios acreanos que recebem recursos do Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas.

A contratação marca uma mudança na saúde indígena do local, afirma o chefe do Dsei Alto Rio Purus, Raimundo Alves da Costa. “Quando assumimos, no início do ano, o Dsei não tinha nenhum médico. Agora, recebemos um profissional via concurso para a Casai e concluímos a contratação de outros três para o atendimento nos pólos base. É um sinal das mudanças que a Sesai está promovendo”. 

Outra novidade no distrito é a autonomia gerencial. Desde abril, os 34 distritos que compõe o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) estão em um processo de adaptação para efetivar a autonomia. “Aqui, no Acre, estamos bem avançados, faltam apenas alguns treinamentos em sistemas que o ministério usa, mas temos licitações programadas e em breve estaremos com autonomia plena”, destaca Costa. 

No quarto trimestre do ano, o Dsei será responsável por fazer um diagnóstico sorológico de hepatites virais nas comunidades indígenas que moram nos municípios de Assis Brasil e Santa Rosa dos Purus. Esses grupos somam uma população indígena de 4.500 pessoas. “Sabemos que a questão da hepatite na região é grave e precisamos desse inquérito para organizar ações de prevenção no âmbito do distrito”, conclui Raimundo.


Fonte:
Ministério da Saúde



12/07/2011 12:40


Artigos Relacionados


Governo federal prepara série de ações para reforçar saúde na região Nordeste

Municípios não podem substituir médicos já contratados

Saúde: Simpósio de Dengue capacita 250 médicos da região de Ribeirão

Saúde: Simpósio de Dengue capacitará 250 médicos da região de Ribeirão

Saúde: Simpósio de Dengue capacita 250 médicos da região de Ribeirão nesta quarta-feira

Amazônia recebe lanchas para reforçar a patrulha dos rios da região