Medidas do Metrô asseguram melhorias na manutenção e operação



Entre as ações implantadas está a contratação de 200 pessoas em regime temporário

A Companhia do Metrô deu início nesta segunda-feira, 21, a uma série de ações nas áreas de manutenção e operação do sistema metroviário paulistano. A iniciativa visa ampliar a prontidão dos procedimentos de funcionamento das quatro linhas em atividade que, juntas, somam 61,3 quilômetros e atendem a cerca de 3,4 milhões de passageiros por dia.

Cinco das 21 medidas a serem adotadas a curto e médio prazo merecem destaque. A contratação de 200 pessoas em regime temporário (até a conclusão dos concursos em andamento, que darão vaga a 450 funcionários), a antecipação da entrega de equipamentos operacionais já adquiridos (tecnologicamente mais avançados do que os atuais) e a compra de quatro veículos Terravia, utilizados na manutenção das linhas do Metrô.

A quarta, que foi implantada nesta terça-feira, 22, é o funcionamento de um sistema centralizador de comunicação com o público, comandado pelo CCO (Centro de Controle Operacional). E a quinta: a presença dos agentes de segurança será consideravelmente ampliada nas estações com maior movimento.

O pacote de medidas foi elaborado no sábado, 19, após reunião entre o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, a direção do Metrô e as áreas de manutenção e operação da companhia. As medidas foram divididas em três grupos: entrega de equipamentos e ampliação dos processos de manutenção, atendimento aos usuários e operação nas estações e outras medidas.

Expansão

Vale lembrar que o governador José Serra lançou, em janeiro do ano passado, o Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, no valor de R$ 16,3 bilhões. Este foi o maior investimento feito até hoje no setor. Com esses recursos serão adquiridos 99 novos trens tanto para o Metrô quanto para a CPTM, que terá suas linhas ampliadas, ganhando qualidade de metrô. Com isso, até 2010 a malha saltará dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros (Metrô e CPTM somados). A expectativa é de que, daqui a três anos, o número de pessoas transportadas pelo sistema aumentará em 55% e o tempo médio da viagem diminuirá em 25%.

A aquisição dos equipamentos previstos no Plano de Expansão trará mais eficiência ao sistema de transportes, além de mais conforto, segurança e velocidade aos usuários. Porém, para implementar todo o plano é necessário tempo. Uma vez encomendados e cumpridas as determinações legais, esses equipamentos levam de 18 a 24 meses para serem fabricados e entregues. Assim, as medidas de manutenção e operação iniciadas na segunda-feira se justificam em função desse tempo necessário para que o Plano de Expansão seja totalmente executado.

As medidas

Confira a seguir o pacote de medidas tomadas pelo Metrô desde a segunda-feira.

 

• Entrega de equipamentos e ampliação dos processos de manutenção

- Receber, já em fevereiro, e colocar em operação, até o dia 15 de março, quatro novos veículos Terravia, que vão substituir equipamentos adquiridos em 1975. Os veículos, como que anfíbios, são capazes de circular tanto em pistas de rolamento como nos trilhos do Metrô. Até o final do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos o total da frota será elevado para 11 veículos.

- Aquisição de novos engates para uso entre os vagões das composições do Metrô.

- Substituir, até o final do ano, isoladores elétricos e seus grampos de fixação na Linha 2 – Verde e Linha 3 – Vermelha.

- Identificar, nos próximos 10 dias, outros equipamentos e sistemas de operação e manutenção para aquisição antecipada.

- Adotar novas tecnologias de manutenção preventiva (tais como monitoração de máquinas de chave, termovisão e análise de vibrações).

 

• Atendimento aos usuários e operação nas estações

- Contratação de 200 pessoas em regime temporário para operação em estações, até a conclusão dos concursos em andamento.

- Admissão imediata dos candidatos aprovados no concurso realizado pelo Metrô em outubro de 2007.

- Realizar a Operação Saturação do Corpo de Segurança nas estações, com aumento da presença de agentes, inicialmente, no primeiro mês, em um grupo de sete estações (Sé, Barra Funda, Itaquera, São Bento, Paraíso, Luz e Anhangabaú).

- Realização de pesquisa para levantar as necessidades e percepções dos usuários acerca da comunicação nas estações.

- Realizar operação de orientação dos usuários para diminuir a ocupação na região das portas dentro dos trens, dando maior velocidade ao fluxo de passageiros.

- Reciclar todos os empregados operativos que hoje executam as funções de auxílio aos usuários nas estações. Nas sete estações acima mencionadas, concluir a reciclagem já no primeiro mês.

- Utilizar, de maneira intensiva, cartazes, sistema de som e megafones na comunicação com os usuários nas plataformas e estações.

- Ampliar a prontidão no atendimento aos usuários, através de treinamento especial do quadro de supervisão.

- Realizar, nos próximos três meses, levantamento em campo e tomar as medidas necessárias para a manutenção da qualidade visual das instalações e equipamentos das estações. Nas sete estações acima mencionadas esse levantamento será feito já no primeiro mês.

- Realizar a Operação Monitoração da Qualidade nas estações. Inicialmente, neste primeiro mês, no grupo das sete estações acima mencionadas.

 

• Outras medidas

- Reavaliar e implantar novos procedimentos de operação e manutenção dos principais sistemas (trens, vias, sinalização, equipamentos elétricos e auxiliares), tendo em vista o aumento da carga e do fluxo de passageiros.

- Presença de equipes de manutenção em locais estratégicos, ao longo das linhas, nos horários de pico.

- Ampliar para regime de plantão permanente (24 horas por dia, sete dias por semana) o apoio à manutenção no Centro de Controle Operacional (CCO).

- Técnicos do setor de operação darão plantão, nos horários de pico, no Centro de Controle Operacional (CCO), em conjunto com técnicos da manutenção.

- Aperfeiçoar os sistemas de comunicação para as equipes de manutenção de campo e operação.

- Identificação, nos próximos 10 dias, dos possíveis impactos dos novos sistemas e equipamentos do processo de renovação da frota e demais melhorias do Plano de Expansão, para melhor treinar os empregados.

 

Manoel Schlindwein

(I.P.)



01/22/2008


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