Meio Ambiente: Centros de Triagem de Materiais Recicláveis entregues em Ferraz de Vasconcelos e Poá
Além da entrega foram apresentados resultados do Projeto "Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Agricultura Sustentável
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, juntamente com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - Cetesb, a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI e o Ministério do Meio Ambiente oficializaram a entrega dos Centros de Triagem de Materiais Recicláveis dos municípios de Ferraz de Vasconcelos e Poá na quarta-feira.
Esses dois centros são resultado do Projeto "Proteção e Conservação dos Mananciais de Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo - Alto Tietê - Cabeceiras", como parte da 1ª fase do Programa Nacional do Meio Ambiente - PNMA II, que envolve seis municípios: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. Estes municípios estão todos inseridos em Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais - APRM.
Além da entrega dos Centros de Triagem, foram apresentados, no Teatro Municipal de Mogi das Cruzes, os resultados do Projeto "Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Agricultura Sustentável", pelo economista Martinus Filet, diretor do Departamento de Planejamento Ambiental, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental - CPLEA, da SMA, e entregue, aos seis prefeitos da região, o "Plano Diretor de Resíduos Sólidos".
Em junho de 2002, a SMA assinou convênio com o Ministério do Meio Ambiente, pelo qual, por meio da CPLEA e da CETESB, implantaria um projeto piloto que serviria como modelo de gestão de resíduos sólidos na Sub-Bacia do Alto Tietê Cabeceiras, com o objetivo de melhorar a qualidade e a disponibilidade da água para fins de abastecimento público na Região Metropolitana de São Paulo. Também, por meio da CATI, promoveria um conjunto de ações de capacitação e extensão rural, visando obter uma agricultura mais sustentável nas microbacias hidrográficas da região.
O projeto contempla os municípios de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano, todos inseridos em Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM), visa também alcançar as metas de destinação adequada para 100% dos resíduos gerados na Região e obter a redução de 30%, em peso, dos resíduos potencialmente recicláveis e que normalmente são dispostos em aterros sanitários.
Denominado "Proteção e Conservação dos Mananciais de Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo Alto Tietê Cabeceiras, o projeto foi desenvolvido por meio de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente, com recursos do Programa Nacional do Meio Ambiente PNMA II, em parceria com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CETESB e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral CATI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento -, outras secretarias de estado e organizações da sociedade civil.
Cerca de R$ 2 milhões foram investidos do PNMA e gastos R$ 800 mil em contrapartidas do Orçamento Estadual, da SMA, CETESB e da CATI. As prefeituras entraram também com seu pessoal técnico e disponibilização das áreas para os Centros de Triagem. A segunda fase do PNMA II, deverá se iniciar em meados de 2007, com investimento de recursos da ordem
08/25/2006
Artigos Relacionados
Meio Ambiente: Ferraz de Vasconcelos e Poá ganham centros de triagem de material reciclável
Meio Ambiente: Ferraz de Vasconcelos e Poá ganham centros de triagem de material reciclável
Meio Ambiente: Ferraz de Vasconcelos e Poá ganham centros de triagem de material reciclável
Secretaria de Meio Ambiente cria cadastro para catadores de materiais recicláveis
Entidades de Catadores de Materiais Recicláveis podem se cadastrar no site da Secretaria do Meio Ambiente
Lembo inaugura dois centros de atendimento socioeducativo ao adolescente em Ferraz de Vasconcelos