Meio Ambiente lista municípios prioritários para proteção contra desmatamento do Cerrado
O Diário Oficial da União publicou, na segunda-feira (26), portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) referente aos 53 municípios prioritários para o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Bioma Cerrado (PPCerrado). Para reduzir as taxas de desmatamento registradas, serão tomadas, pelo governo federal, medidas de incentivo às atividades econômicas sustentáveis, ordenamento territorial e de controle.
Entraram na lista os municípios que desmataram área superior a 25 quilômetros quadrados (km²) entre 2009 e 2010 e possuam, em seu território, mais de 20% de cobertura vegetal nativa, unidades de conservação, terras indígenas ou quilombolas.
Segundo levantamentos feitos com base em imagens de satélite, as 53 cidades representam apenas 4% do total de municípios do bioma, mas são responsáveis por 44,7% de toda a área desmatada no período. De acordo com o diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento, Mauro Pires, isso significa que o corte do bioma é relativamente concentrado em poucas áreas.
A publicação da lista orientará, de agora em diante, as ações das três esferas de governo. O objetivo é, de um lado, diminuir o ritmo das motosserras e dos correntões e, de outro, promover novas atividades econômicas que valorizem a manutenção do Cerrado em pé, que produzam mais e com menos áreas abertas. A expectativa, conclui o diretor, é que os planos governamentais, como o da Agricultura de Baixo Carbono (ABC), sejam direcionados para apoiar os municípios na agenda da sustentabilidade.
Metas Voluntárias
A redução de 40% nas emissões de gases efeitos estufa provenientes do desmatamento no Cerrado é uma das metas voluntárias assumidas pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, realizada em Copenhague, na Dinamarca. O compromisso foi transformado em lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo governo anterior.
Dentro do PPCerrado, estão em andamento pelo ministério a elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) do Cerrado e o Cadastro Ambiental Rural. Além disso, existem propostas de ampliação do número de Unidades de Conservação para o Bioma em áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
O Maranhão é o estado com o maior número de municípios na lista de prioridades. No período apurado, 20 unidades federadas desmataram área superior a 25 quilômetros quadrados. O limite é compatível com o que prevê a lei, que permite que as propriedades rurais desmatem até 75% das áreas.
Bahia e Tocantins vêm em seguida com oito municípios, e o Piauí ocupa o terceiro lugar, com seis.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
27/03/2012 16:39
Artigos Relacionados
Publicada lista de municípios prioritários do plano de prevenção e controle do desmatamento e queimadas do cerrado
Meio Ambiente divulga dados sobre desmatamento no Cerrado nesta 3a feira (13)
Meio Ambiente capacita municípios para combate ao desmatamento na Amazônia
Dia Mundial do Meio Ambiente: Conheça as ações do Rodoanel para proteção do meio ambiente
Brasil lança plano de proteção ao cerrado com metas de desmatamento até 2020
Meio Ambiente instala fórum permanente para defesa do Cerrado