Brasil lança plano de proteção ao cerrado com metas de desmatamento até 2020
Será lançado nesta quarta-feira (15), em Brasília (DF), o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado). O documento tem um conjunto de metas a ser alcançadas até 2020, como, por exemplo, a redução da taxa de desmatamento em pelo menos 40% e a redução das queimadas e dos incêndios florestais. Em 2009, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou uma versão do plano para consulta pública.
Em março de 2010, técnicos de diferentes áreas governamentais passaram a trabalhar na ampliação do PPCerrado, tendo por base a versão original do MMA, os resultados das consultas públicas e adequações realizadas. Em sua parte operativa, o plano detalha todas as suas ações até 2011, último ano do atual Plano Plurianual (PPA).
Para cada período de planejamento, o documento indicará áreas prioritárias de intervenção. No primeiro momento são consideradas como prioridade as áreas que detêm mais remanescentes de vegetação nativa e estão sofrendo elevada pressão antrópica.
O plano será periodicamente avaliado e revisto, a partir de seu principal indicador (índice de desmatamento), que será contrastado com próprio compromisso nacional voluntário e o alcance dos resultados definidos.
O PPCerrado também tratará de questões como o aumento do consumo de carvão de florestas plantadas pelas indústrias de ferro gusa, redução do passivo ambiental dos estabelecimentos da agricultura familiar e diversificação da produção, aumento da agilidade das ações de controle e fiscalização do desmatamento, entre outros. O resumo das propostas do plano está disponível para acesso no Blog do Planalto.
Cerrado
O cerrado brasileiro é responsável por 5% da biodiversidade do planeta, ainda que seja um dos biomas mais ameaçados do País. Segundo o Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite, até 2008, o bioma já teria perdido 47,84% de sua cobertura de vegetação original de 204 milhões de hectares.
De acordo com o MMA, o desmatamento no Cerrado ocorre de modo intenso em função de suas características propícias à agricultura, pecuária e pela demanda por carvão vegetal para a indústria siderúrgica, predominantemente nos pólos de Minas Gerais e, mais recentemente, do Mato Grosso do Sul.
Fonte:
Blog do Planalto
14/09/2010 20:52
Artigos Relacionados
Meio Ambiente lista municípios prioritários para proteção contra desmatamento do Cerrado
MinC lança publicação com metas para a Cultura até o ano de 2020
A exemplo da Amazônia, Cerrado terá plano de combate ao desmatamento
Plano sobre mudança do clima prevê a redução do desmatamento anual da Amazônia em 80% até 2020
Publicada lista de municípios prioritários do plano de prevenção e controle do desmatamento e queimadas do cerrado
Brasil vai alcançar muito antes de 2020 a meta de diminuição do desmatamento