Meio Ambiente realiza primeiro debate sobre catadores e resíduos urbanos no MS



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou nesta quarta-feira (14), em Campo Grande (MS), a primeira de cinco audiências públicas que vão garantir a participação da sociedade na elaboração do Plano de Resíduos Sólidos. O encontro reuniu cerca de 350 participantes de todos os estados da região Centro-Oeste e do Distrito Federal.

As próximas reuniões estão previstas para outubro, nas regiões Sul (Curitiba), Sudeste (São Paulo), Nordeste (Recife) e Norte (Belém). O processo termina com um encontro agendado para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília.

Em cada uma das regiões, serão apresentados e debatidos seis temas previamente escolhidos. São aceitas inscrições para participação em três categorias: governo, empresariado e movimentos sociais. No momento da inscrição, o interessado deve optar entre os seguintes subtemas: Resíduos Sólidos Urbanos e Inclusão de Catadores de Materiais Recicláveis; Resíduos de Serviços de Saúde, Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários; Resíduos Industriais; Resíduos de Mineração; Resíduos Agrossilvopastoris; e Resíduos da Construção e Demolição.

O gerente de Projetos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ronaldo Hipólito, considerou o encontro um sucesso, tendo despertado grande interesse por parte do público com discussões produtivas. Segundo ele, a reunião também serviu para que possam ser feitos ajustes na metodologia utilizada, principalmente na formatação do tema relativo aos resíduos urbanos e aos catadores, que desperta maior interesse dos participantes.    

No documento-base utilizado pelos participantes estão previstas diretrizes e metas para aproveitamento energético; eliminação e recuperação de lixões; redução, reutilização e reciclagem com objetivo de reduzir a quantidade de resíduos descartados. Também deverão ser estabelecidos programas, projetos e ações; normas para acesso aos recursos da União; medidas para incentivar e viabilizar a gestão regionalizada; normas e diretrizes para destinação final de rejeitos e meios para controle da fiscalização. 

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



14/09/2011 19:04


Artigos Relacionados


Meio Ambiente: Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza seminário sobre controle da poluição

Ministério do Meio Ambiente promoverá debate para o Plano de Resíduos Sólidos na região Sul

Meio Ambiente reabre inscrições para cursos sobre resíduos sólidos

Ministério do Meio Ambiente lança estudo sobre gestão de resíduos sólidos

Meio Ambiente: Prazo para envio de sugestões sobre a lei de resíduos vai até 22 de dezembro

Meio Ambiente: Prazo para envio de sugestões sobre a lei de resíduos vai até 22 de dezembro