Meio Ambiente: USP promove workshop internacional sobre políticas ambientais



Interessados em participar podem inscrever-se gratuitamente

De 7 a 9 de agosto, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) promoverá o workshop brasileiro da primeira fase do Projeto Basic.

A principal meta do projeto é fortalecer a capacitação institucional de Brasil, África do Sul, China e Índia para a produção de análises que determinem que ações sobre mudança de clima são mais adequadas às particularidades, interesses e prioridades de cada um dos países. Os quatro países foram escolhidos pelos idealizadores do Basic em razão de sua importância em termos ambientais, econômicos, sociais e políticos.

Iniciado em janeiro de 2005 e com duração inicial prevista de dois anos, o Basic já realizou os workshops da África do Sul, Índia e China. O principal financiador da iniciativa é Environment Directorate General da Comissão Européia.

As equipes do quatro países são apoiadas no trabalho pelo Institute for Development Studies (IDS) da Universidade de Sussex, World Resources Institute, Ecofys e outras organizações internacionais especializadas em mudanças climáticas.

No Brasil, a instituição associada é o Instituto de Estudos Avançados da USP, que tem três de seus integrantes participando do projeto: Luiz Gylvan Meira Filho, pesquisador visitante do Instituto; José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professor honorário do IEA; e Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e colaborador do Instituto.

De acordo com Farhana Yamin, pesquisadora do IDS e diretora do Basic, "espera-se que o projeto leve ao estabelecimento de um esforço cooperativo de longo prazo entre os quatro países em apoio às suas necessidade de capacitação sobre o assunto".

A pauta do workshop brasileiro inclui a produção de um documento explicativo sobre as principais propostas para o pós-2012 (data estabelecida pelo Protocolo de Kyoto para que sejam atingidas as metas de redução de emissão de CO2), defendidas pelos principais participantes da negociação; apresentações sobre o que está ocorrendo na Índia, China, África do Sul, EUA e União Européia; elaboração de documento que defina idéias concretas para um novo protocolo; construção de um fórum para diálogo entre os países integrantes do projeto e entre especialistas brasileiros e do exterior.

Os dois primeiros dias do encontro serão restritos a especialistas convidados. O terceiro dia, 9 de agosto, será aberto ao público, das 8h30 às 17h, na Sala da Congregação da FEA (avenida professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária). Os interessados em participar podem inscrever-se gratuitamente através do e-mail [email protected]. Mais informações sobre a programação do dia 9 e

08/02/2006


Artigos Relacionados


Meio Ambiente: USP promove workshop internacional sobre políticas ambientais

Secretaria do Meio Ambiente promove workshop sobre pesquisas voltadas às Unidades de Conservação

Meio Ambiente promove seminário internacional sobre consumo sustentável

Ibama promove workshop internacional sobre prevenção de incêndios florestais

Meio Ambiente promove encontro internacional para discutir acesso aos recursos genéticos

Comissão do Senado promove seminário internacional para debater educação e meio ambiente