Memorial: Cartazes Ecológicos internacionais ficam expostos até o dia 25 de agosto
Objetivo é chamar a atenção da comunidade mundial para questões sociais e ecológicas
Depois de passar pela Rússia, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos, chega ao Memorial da América Latina a exposição de cartazes 4th Block, Trienal Internacional de Eco-posters e Design Gráfico, que ficam expostos até o dia 25 de agosto. Com organização e curadoria de Ruth Klotzel, a mostra reúne uma coleção de trabalhos de suas edições anteriores, além dos vencedores do 4th Block deste ano, entre os quais um brasileiro, que ficou com o segundo lugar na premiação.
A Trienal Internacional de Eco-Posters é uma exposição que ocorre na Ucrânia desde 1991. O principal objetivo é chamar a atenção da comunidade mundial para questões sociais e ecológicas. É conhecida também como 4th Block, nome do reator que explodiu na usina nuclear no dia 26 de abril de 1986, causando imenso desastre ecológico-social, e cujas conseqüências ainda são sentidas, mesmo 20 anos depois.
Entre os cartazes (a maioria com inscrições em russo e inglês) um faz analogia com o nome da cidade ucraniana Chernobyl e uma citação bíblica do Apocalipse, em que uma grande estrela ardente cai sobre os rios e águas. Segundo o coordenador e idealizador do evento, Oleg Veklenko, artista e professor da State Academy of Design and Arts de Kharkiv, Ucrânia, " em 1986 Chernobyl abriu nossos olhos para uma simples verdade: não existem cortinas de ferro, não existem fronteiras territoriais para desastres ecológicos. O mundo é uma unidade frágil, pequena".
Sob sua coordenação, seis festivais foram organizados desde 1991, com a participação de trabalhos de artistas de várias regiões do mundo. O júri também é internacional, e este ano foi composto por Laurence Madrelle (França), Ahn Sang-Soo (Coréia do Sul), René Wanner (Suíça), Subrata Bhowmick (India), Phil Risbeck (EUA), Ruth Klotzel (Brasil), Yuri Surkov (Rússia) e Vladimir Lesniak (Ucrânia).
SERVIÇO
4th Block, Trienal Internacional de Eco-Posters e Design Gráfico
Até o dia 25 de agosto
De terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas
Pavilhão da Criatividade – Espaço de Exposições Temporárias
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda (ao lado do metrô) – Entrada franca
Informações pelo telefone (11)
07/13/2006
Artigos Relacionados
Memorial: Cartazes Ecológicos internacionais estão expostos até o dia 25 de agosto
Cultura: Memorial da América Latina expõe Cartazes Ecológicos internacionais
Cultura: Memorial da América Latina expõe Cartazes Ecológicos internacionais
Inscrições para doutorado em biotecnologia ficam abertas até 12 de agosto
Inscrições para Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia ficam abertas até 19 de agosto
Arte em Papel, no Memorial da Inclusão, fica até 4 de agosto