Mercadante apresenta relatório sobre indicação de Tombini para o BC



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) acaba de apresentar aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) relatório sobre a indicação do economista Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central.Tombini está sendo sabatinado pela CAE, em reunião presidida pelo senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). 

Após ler o currículo do indicado, Mercadante destacou a formação acadêmica e atuação profissional de Tombini no setor público. Alexandre Tombini agora fala aos senadores da CAE, que depois farão perguntas ao indicado. Na sequência, será feita votação secreta sobre a indicação. Tombini foi escolhido pela presidente eleita, Dilma Rousseff, e formalmente indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O indicado tem 47 anos e é gaúcho de Porto Alegre. Funcionário de carreira do BC, ocupou, entre outras funções, o cargo de Diretor de Estudos Especiais e a chefia do Departamento de Estudos e Pesquisas. Já passou por outros órgãos do Executivo, como os ministérios do Planejamento e da Fazenda, coordenando áreas de análise de conjuntura internacional. 

O indicado também atuou, entre 2001 e 2006, como assessor sênior da Diretoria Executiva no escritório da representação brasileira junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Economista formado pela Universidade de Brasília (UnB), é PhD na mesma área, pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Mais informações a seguir



07/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicação de Tombini poderá ser votada hoje em Plenário, diz Mercadante

Jucá apresenta relatório sobre indicação de Rosa Maria Weber

Aprovada indicação de Tombini para o Banco Central

Chega ao Senado a indicação de Alexandre Tombini para o BC

CAE aprova indicação de Tombini para presidência do Banco Central

Indicação de Tombini para presidir o Banco Central é lida em Plenário