Mercadante comemora melhoria nos indicadores da economia brasileira



"Os indicadores setoriais dos principais segmentos da indústria e da agricultura, que agora chegam a público, apresentam um ano como há muito tempo o país não tinha", comemorou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), ao citar o resultado apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a respeito da venda de diversos produtos nos últimos 12 meses.

Segundo o senador por São Paulo, o crescimento nas vendas de automóveis atingiu 27%, "um recorde histórico talvez apenas semelhante ao resultado apresentado em 2004". As concessionárias de caminhões venderam 34% a mais nos últimos 12 meses, "e o governo estuda novas formas de financiamento para atender a demanda crescente" por esse tipo de veículo.

Aloizio Mercadante lembrou que o crescimento das vendas de caminhões sinalizam que aumentou o volume de cargas transportadas pelas estradas brasileiras e que, portanto, houve uma melhoria nos resultados obtidos pelos produtores agrícolas e no desempenho das empresas que escoam seus produtos pela via rodoviária. Ele acrescentou que o aumento na venda de motocicletas foi de 37% e a venda de cimento, também nos últimos 12 meses, cresceu 15%, sendo que, deste total, 8,9% apenas em 2007.

- O setor de cimento está enfrentando dificuldades para entregar o produto, o que mostra uma reativação na construção civil, que esta prestes a viver um dos melhores momentos de sua história. O crescimento do setor habitacional, nos últimos quatro anos, foi de 523%. Ele saltou de R$ 2 bilhões para R$ 14 bilhões. As empresas de siderurgia e as de cimento estão reativando as fábricas que estavam fechando e inaugurando novas plantas - afirmou Mercadante.

Na avaliação do senador, o crescimento do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) - que deverá atingir no mínimo 5% este ano - terá um impulso mais forte ainda, especialmente no setor imobiliário, quando o país atingir o grau de investimento. Mercadante observou ainda que o Brasil está entrando em um ciclo de crescimento sustentável, com controle da inflação, melhora nas contas externas e também nos indicadores de venda e de geração de empregos.



30/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá comemora indicadores da economia brasileira

Mercadante ressalta elogios de jornal argentino à economia brasileira

Mercadante ressalta elogios de jornal argentino à economia brasileira

Mercadante comemora crescimento das vendas em diversos setores da economia

Mercadante comemora queda nas taxas de juros e faz balanço favorável da economia

Mercadante diz que economia brasileira vive 'momento excepcional' e pede coragem para as reformas