Mercadante destaca apoio popular nos cem dias do governo Lula



Na semana em que o governo Luiz Inácio Lula da Silva completa cem dias, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) assinalou que um dos principais indicadores de desempenho da administração petista é o índice de popularidade do presidente Lula. Segundo registrou em Plenário nesta terça-feira (8), 80% do povo brasileiro apóiam o atual presidente da República.

Essa repercussão popular seria um reflexo, conforme comentou, do -caminho correto, seguro, maduro que conduz o governo e as mudanças em curso-. O primeiro passo nessa direção teria sido dado durante a -transição pactuada- com o governo anterior, consolidando-se com a reversão das expectativas negativas sobre a economia interna. Um reforço também teria vindo da estruturação de uma base de apoio parlamentar ampla e da escolha de nomes de referência para os ministérios.

- Foi montado um governo de credibilidade, amplitude, ética - afirmou o senador.

Mercadante ressaltou que o novo governo, -driblando um cenário de crise internacional, com repercussão negativa sobre a taxa de juros e os investimentos externos-, conseguiu fechar o primeiro quadrimestre de 2003 com um saldo de US$ 4 bilhões em exportações e reduzir o déficit de transações em conta corrente para cerca de US$ 5,5 bilhões. Além disso, destacou a queda de 2,4 mil para menos de 900 pontos na avaliação do risco Brasil e a retração na taxa de câmbio.

Linhas de ação

De acordo com Mercadante, que vê um futuro promissor para as finanças públicas do país, todos os indicadores econômicos evidenciam alívio na pressão inflacionária, melhoria das contas públicas e externas, e queda na taxa de juros no final do semestre. O líder governista também teceu comentários sobre as linhas de ação do governo para a política de financiamento dos bancos públicos, sobre a agricultura, a reforma agrária, a segurança pública e a área social.

Enquanto defendeu a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no incentivo à infra-estrutura e à exportação, reivindicou maior participação dos bancos oficiais no financiamento agrícola. Ainda na área agrária, cobrou a viabilização dos assentamentos e a retomada das linhas de crédito para famílias assentadas. Na segurança pública, realçou o aumento do efetivo de 8 mil para 11,5 mil agentes da Polícia Federal e a conclusão de cinco presídios de segurança máxima. E finalizou reafirmando a intenção do governo de reunir os programas sociais dispersos pelos ministérios em um cadastro unificado de inclusão social.



08/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante destaca o apoio de 83% da população ao governo Lula

Lula agradece apoio do Congresso e destaca realizações de seu governo

Mercadante relata conquistas do governo Lula

Mercadante contesta críticas de FHC ao governo Lula

Mercadante: governo Lula melhorou indicadores

Mercadante defende apoio do governo brasileiro a Zelaya