Mercadante diz que Brasil deve liderar combate ao efeito estufa
A proposta, disse Mercadante, é criar um fundo de U$ 100 bilhões, a ser constituído de 1% dos impostos de importação, com isenção para produtos ecologicamente sustentáveis e alíquotas maiores para os que prejudicam o meio ambiente. O senador também propõe que o fundo premie os países que estabelecerem metas para conter o atual estágio de degradação da natureza.
- Não haveria contribuição mais relevante para preservar a vida neste momento da história da humanidade - afirmou.
Mercadante salientou que a crise ambiental por que passa o mundo é de natureza sistêmica - e não mais apenas de pequenos núcleos ambientalistas - e coloca em questão o padrão de consumo das pessoas e o tipo de energia utilizada. Para ele, a dimensão dos problemas não está recebendo destaque da imprensa na medida de sua gravidade.
Al Gore
Mercadante também informou que está mantendo contatos com a embaixada brasileira em Washington com a finalidade de convidar o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ex-senador para vir ao Senado debater o efeito estufa, a partir do documentário Uma Verdade Inconveniente, premiado com o Oscar deste ano, que trazuma série de palestras feitas pelo ex-vice-presidente americano a respeito do aquecimento global.04/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo avalia ações de combate ao efeito estufa
Mecanismo internacional financia combate ao efeito estufa
Projeto de Raupp contribui para o combate ao efeito estufa
Marina Silva cobra transferência de recursos de países desenvolvidos para combate ao efeito estufa
Brasil debate ações de redução dos gases do efeito estufa
Brasil vai cobrar na COP 19 compromissos para redução do efeito estufa