Projeto de Raupp contribui para o combate ao efeito estufa



Projeto de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) torna obrigatória a inclusão, nas embalagens, de informações sobre a quantidade total de gases de efeito estufa emitida na produção, uso e descarte do produto. A Comissão de Meio Ambiente, de Defesa do Consumidor e de Fiscalização e Controle (CMA) aguarda o parecer do relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG) sobre o projeto que tramita em decisão terminativa.

Raupp lembra, na justificativa do projeto de (PLS 170/09), que o Código de Defesa do Consumidor assegura o direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços e impõe ao fornecedor o dever de informar sobre as características dos produtos e serviços que oferece ao mercado. Além disso, o senador assinala que as mudanças climáticas são uma das questões mais graves para o meio ambiente e, possivelmente, para a sobrevivência do próprio homem no século 21.

"Está cientificamente comprovado que o aquecimento global é gerado pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera devido à atividade humana. Impõe-se, portanto, a necessidade de diminuir a quantidade de GEE emitidos. Não só o governo deve agir nesse sentido, mas a própria população. O consumidor tem um papel relevante na preservação de um meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações", argumenta o senador.



30/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marina Silva cobra transferência de recursos de países desenvolvidos para combate ao efeito estufa

Governo avalia ações de combate ao efeito estufa

Mecanismo internacional financia combate ao efeito estufa

Mercadante diz que Brasil deve liderar combate ao efeito estufa

Governo e Pnuma apresentam projeto de redução de gases de efeito estufa

Brasil vai cobrar na COP 19 compromissos para redução do efeito estufa