Mercadante diz que Brasil vive momento importante de sua história econômica



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) afirmou que o Brasil vive um momento especialmente importante em sua história econômica, salientando que há 15 trimestres o país tem um crescimento econômico progressivo. Ao fim deste segundo trimestre de 2007, ressaltou, o Brasil terá tido o mais longo período de crescimento sustentado nos últimos 25 anos.

Mercadante informou que o Brasil cresceu, nos últimos três anos, 4,1% em média e que para este ano os últimos indicadores apontam um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 4,7%.

- O mais importante é que é uma aceleração com qualidade, porque a formação bruta de capital, que é o investimento em máquinas, indústrias, e capacidade produtiva nova, está crescendo 7,3% e puxando o crescimento econômico - disse.

O senador assinalou ainda a criação de um milhão de empregos em todo o país nos cinco primeiros meses de 2007. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que acompanha o desenvolvimento dos países industrializados, demonstra que o Brasil registrou uma média de 2,7 milhões de empregos por ano, nos últimos três anos e que a criação de empregos está em aceleração.

- É verdade que o desemprego ainda é alto, mas a criação de novos postos está batendo recordes - disse o senador.

Outro indicador positivo apontado por Mercadante foi a queda do risco-país, tendo o Brasil atingido o melhor posicionamento de toda a história, o que atrai investimento externo. O senador citou, ainda, o aumento da previsão da safra agrícola deste ano para 135,7 milhões de toneladas de grãos, a mudança da matriz energética com o uso de uma energia renovável, que polui menos o meio ambiente e gera empregos e o crescimento da massa salarial.

Mercadante ressaltou que a massa salarial está crescendo 8,3%, em 12 meses,o mesmo ritmo da China, acrescentando que o salário mínimo teve um crescimento real de 36% - o consumo das famílias cresceu mais de 6% nos últimos doze meses - o que aprofunda o processo de distribuição de renda, "o que não ocorre no país há décadas".

- Ainda somos uma sociedade dividida e desigual; um país extremamente injusto, marcado por imensas manchas de pobreza e miséria, mas estamos vivendo um período muito especial da História, de crescimento sustentável, de estabilidade, de recuperação do crédito e da massa salarial - assinalando que os dados oficiais disponíveis apontam que o país está no melhor momento da distribuição de renda dos últimos 30 anos.

Mercadante lembrou a necessidade de o país melhorar seus índices relativos à educação. A propósito, ressaltou a importância da aprovação deprojeto de sua autoria para a universalização da informática nas escolas públicas. A proposta estabelece a obrigatoriedade da utilização da banda larga em todos os municípios brasileiros nos próximos cinco anos.

- Juntamente com a banda larga, será disponibilizado um computador para cada dez alunos nas escolas públicas. O presidente Lula tem compromisso com esse projeto, que oferece chance de utilização da Internet por 45 milhões alunos - informou.

Mercadante recebeu apartes dos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Flávio Arns (PT-PR) que oparabenizaram pelo pronunciamento.

21/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Jorge Viana, Brasil vive momento de independência econômica e política

Simon: Brasil vive grande momento em sua história com ratificação das cotas pelo STF

PCdoB representa parte muito importante da história do Brasil, diz Mercadante

"Economia do país vive melhor momento desde o pós-guerra", diz Mercadante

Mercadante diz que economia brasileira vive 'momento excepcional' e pede coragem para as reformas

Brasil vive bom momento da Assistência Social