Simon: Brasil vive grande momento em sua história com ratificação das cotas pelo STF



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (26), a manifestação favorável da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) à constitucionalidade do sistema de cotas raciais para ingresso de alunos negros em universidades públicas.

Até o momento oito ministros do STF já votaram contra a ação protocolada pelo DEM, que questiona a legalidade do sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília. Dois ministros ainda não declararam seus votos.

Na avaliação de Simon, a decisão do STF sobre as cotas demonstra não apenas que o Supremo está vivendo um “belo momento” em sua história, mas também a boa fase que passa o Brasil. Para ele a decisão do DEM de atacar a lei de cotas raciais, aprovada no Congresso Nacional foi, no mínimo, infeliz.

— O nosso querido DEM, realmente, está numa fase difícil, mas também, que diabos! Onde o DEM foi buscar conteúdo ético, moral e jurídico para entrar no Supremo dizendo que a decisão do Congresso Nacional era inconstitucional? A resposta está lá – disse.

Criticando a fragilidade do argumento da advogada do partido, Roberta Kaufmann, que considerou difícil se fazer a discriminação no Brasil entre pessoas negras e brancas, Simon ironizou dizendo que no caso dela, loira de olhos azuis, não haveria nenhum risco de ser confundida com pardos e negros.

Monte Carlo

Simon também parabenizou a presidente Dilma Rousseff por ter se declarado, conforme notícia divulgada na imprensa, disposta a retirar de seu governo quaisquer servidores que venham a ser criminalizados pelas gravações realizadas pela Polícia Federal na operação Monte Carlo.



26/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante diz que Brasil vive momento importante de sua história econômica

Simon diz que país vive momentos mais violentos da história

Brasil vive bom momento da Assistência Social

Lula: Constituição foi um grande momento da história do país

Tasso diz que Brasil vive momento histórico com julgamento no STF

ARLINDO PORTO: BRASIL VIVE MOMENTO FAVORÁVEL AO DESENVOLVIMENTO