Mercadante homenageia maestro João Carlos Martins
Em discurso na sessão solene de abertura da 3ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) prestou uma homenagem ao pianista e maestro paulista João Carlos Martins.
João Carlos começou seus estudos aos oito anos com o professor José Kliass e após apenas nove meses venceu o concurso da Sociedade Bach de São Paulo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção da toda a crítica musical brasileira. Aos dezoito anos foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três Américas para o Recital Prêmio em Washington. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano.
Em seu pronunciamento, Mercadante destacou a enorme garra e força de vontade do pianista que se manteve em atividade mesmo após ter perdido os movimentos de dedos de suas mãos. Na abertura da sessão solene, desta terça-feira (11), João Carlos Martins, executou o Hino Nacional em teclado usado apenas os dedos polegar e indicador de cada mão.
11/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Apresentação do maestro João Carlos Martins abre comemorações do Dia do Servidor
Pianista e maestro João Carlos Martins fala de humildade e superação a servidores do Senado
Sala São Paulo tem domingo erudito com João Carlos Martins
João Vicente Claudino homenageia médico Antonio Carlos Lopes
Luiz Otávio homenageia memória de maestro paraense
RAMEZ HOMENAGEIA PLÍNIO BARBOSA MARTINS