Luiz Otávio homenageia memória de maestro paraense



O senador Luiz Otávio (PPB-PA) homenageou a memória do maestro paraense Wilson Fonseca, o Mestre Isoca, falecido recentemente, aos 89 anos de idade. O senador registrou que o maestro, que também era membro da Academia Paraense de Letras, foi reconhecido como o maior compositor do município de Santarém em todos os tempos.

Luiz Otávio lembrou que Mestre Isoca compôs sua primeira música, a valsa denominada "Beatrice", em 1931. O trabalho do maestro, segundo o senador, não se resume a composições musicais. Entre as obras inéditas do Mestre Isoca, observou, está um rico trabalho literário sobre o folclore na Amazônia, condensado em 12 volumes.

- O Pará perde um grande talento e a Academia Paraense de Letras o mais brilhante dos seus membros - disse Luiz Otávio, para quem, mesmo reconhecido internacionalmente, o maestro preferiu permanecer em Santarém, "num raro exemplo de civismo e amor à Amazônia e ao país".

O senador acrescentou que Mestre Isoca deixou aos filhos uma formação cristã e uma tradição musical que já está na quinta geração. E recordou palavras de membros da Academia Paraense de Letras, como Leonam Cruz, para quem " Mestre Isoca é um produto que veio do interior do estado, que fala do folclore amazônico e da dignidade de nossa arte. Apesar de ser um autodidata, se projetou internacionalmente, em virtude da riqueza do seu trabalho".



02/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio lamenta morte de jornalista paraense

Luiz Otávio aponta resultados positivos da economia paraense

Luiz Otávio destaca a importância do jornal paraense O Liberal

Luiz Otávio registra lançamento de livro de autora paraense

Luiz Otávio homenageia 65 anos do Instituto Agronômico do Norte

Mercadante homenageia maestro João Carlos Martins