Mercosul lança campanha contra o tráfico de mulheres



A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) lançará a Campanha “Mercosul Livre do Tráfico de Mulheres” nesta quinta-feira (3), em Foz do Iguaçu, no Paraná. A ação é um dos resultados da reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM). 

A campanha pretende conscientizar tanto as mulheres que estão cruzando ou querem cruzar as fronteiras do Mercosul, em busca de oportunidades e novos horizontes, como servidores públicos que atuam em espaços-chave como regiões de fronteira, aeroportos, rodoviárias e portos de trânsito internacional, com mensagens sobre os principais indícios de situações de tráfico de pessoas.

O principal foco é a prevenção, ressaltando os direitos das mulheres à circulação entre os países. A campanha busca estimular as vítimas a buscar apoio junto aos aos serviços especializados nos países participantes da campanha, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Ao mesmo tempo, instrui e sensibiliza os servidores públicos na identificação e atendimento. Também haverá a distribuição do “Guia Mercosul de Atenção a Mulheres em Situação de Tráfico”.

“Mercosul Livre do Tráfico de Mulheres”, da RMAAM, é um marco na integração regional por representar o aprofundamento da cooperação dos organismos nacionais de políticas para as mulheres dos países do bloco, consolidando a dimensão social e de direitos humanos do Mercosul.

Lançamento da Campanha “Mercosul Livre do Tráfico de Mulheres"

Data: 3 de outubro de 2013 (quinta-feira)

Hora: 18h

Local: Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, Paraná

Fonte:

Secretaria de Políticas para as Mulheres



01/10/2013 17:08


Artigos Relacionados


Brasil lança campanha contra tráfico de pessoas

Rodovias paulistas terão campanha contra exploração sexual de crianças e tráfico de mulheres

MRE lança projeto-piloto para prevenir tráfico de mulheres em Zurique, Genebra e Amsterdã

Lúcia Vânia quer medidas contra tráfico de mulheres em Goiás

Carlos Bezerra cobra mais ação do Itamaraty contra o tráfico de mulheres

Vanessa Grazziotin registra dia contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças