Mesa se reúne na segunda para tratar da posse de senador determinada pelo STF



Matéria retificada às 16h55

VEJA MAIS

A Mesa Diretora realiza reunião nesta segunda-feira (7) para tomar uma posição final sobre a posse de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o candidato mais votado da Paraíba nas eleições para o Senado em 2010, mas que não assumiu em virtude da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). O parecer sobre o caso está sendo elaborado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), quarto-secretário do Senado.

No dia 19 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a posse imediata de Cunha Lima, por não reconhecer a possibilidade de aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito de 2010. Ele teve o registro de candidatura inicialmente negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por condenação em episódio abuso de poder político e econômico nas eleições de 2006 para o governo paraibano.

Com a posse de Cunha Lima, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2010, deverá deixar o mandato.

Capiberibe

Situação semelhante deve ocorrer com João Capiberibe (PSB), o segundo mais votado nas eleições para o Senado no Amapá, mas considerado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter sido cassado em 2004 por compra de votos.

Em agosto, o ministro Luiz Fux, do STF, havia decidido a favor da diplomação de Capiberibe, mas em seguida foi apresentado um recurso contra essa decisão - recurso agora indeferido pelo Supremo.

No lugar de Capiberibe, assumiu o senador Gilvam Borges (PMDB), que ficou em terceiro na disputa. A primeira vaga do estado é de Randolfe Rodrigues (PSOL).

Composição partidária

Se concretizadas, as mudanças devem alterar a composição partidária no Senado. Com a chegada do tucano Cunha Lima, o PSDB - partido com a terceira maior bancada na Casa - passa a ter dez senadores. Já o PSB, que hoje tem 3 senadores, passará a contar com quatro integrantes.

Por outro lado, o PMDB - legenda com a maior representação - vê sua bancada ser reduzida de 19 para 17 parlamentares - três a menos do que na data de posse da atual legislatura, em fevereiro. Com 13 senadores, o PT é a segunda maior bancada do Senado. Os números também consideram a entrada e saída de suplentes que ocorreram desde o início da sessão legislativa.



04/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa se reúne na quinta para tratar da divulgação de salários

Mesa do Senado reúne-se nesta quinta-feira para tratar da reforma administrativa

Mesa se reúne nesta terça para decidir posse de Capiberibe

Mesa se reúne nesta manhã para decidir sobre posse de Cunha Lima

Toma posse senador pelo Rio Grande do Sul

NOVOS SENADORES TOMAM POSSE NESTA SEGUNDA E ELEGEM NOVA MESA