Mesquita Júnior apoia PEC que torna obrigatório diploma para jornalistas
O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) manifestou seu apoio, nesta segunda-feira (31), à proposta de emenda à Constituição (PEC 33/09) que torna novamente obrigatório um diploma específico para o exercício da profissão de jornalista. Embora tenha inicialmente apoiado a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a obrigatoriedade do diploma, o senador disse que mudou de idéia.
- Hoje entendo que essa situação precisa ser rediscutida e precisamos introduzir no ordenamento jurídico mais uma vez a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, ressalvadas todas as situações - disse.
Para Mesquita Júnior, a obrigatoriedade do diploma é um incentivo à busca do conhecimento formal, à educação. Já o fim de sua obrigatoriedade, segundo ele, estaria desestimulando tanto os alunos que frequentam atualmente os cursos de jornalismo como as escolas que oferecem esses cursos.
O senador observou que, de acordo com o texto da PEC, especialistas em outras áreas são autorizados a atuarem na condição de colaboradores e aqueles que já possuírem registro profissional na área, mesmo sem ter o diploma, poderão continuar a exercer o jornalismo.
A PEC 33/09 foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) logo após a decisão do STF e é relatada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
31/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova diploma obrigatório para jornalistas
Senado aprova em primeiro turno diploma obrigatório para jornalistas
Vanessa Grazziotin cobra aprovação de PEC que restabelece diploma obrigatório para jornalistas
Mesquita Júnior quer ensino obrigatório de Espanhol e defende ingresso da Venezuela no Mercosul
Geraldo Mesquita Júnior apóia protesto de seringueiros contra o Ibama
Papaléo apóia proposta de Mesquita Júnior e pede aprovação do 'Ficha Limpa'