Mesquita Júnior pede política de aproveitamento da Amazônia



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) defendeu nesta quinta-feira (7) a adoção de uma política de exploração racional da floresta amazônica "com respeito e atenção aos seres humanos que ali vivem". A proposta do parlamentar acreano é que essa política seja precedida de "um gigantesco inventário dos recursos" daquela área, com a participação dos institutos de pesquisa e ciência e das universidades.

- O desmatamento está ocorrendo e a causa é a gulodice de grupos e pessoas que vêem a Amazônia como provedora de produtos in natura - disse Mesquita Júnior. Ele reclamou assistência para os pequenos produtores ainda presos a antigas formas de plantio e sem condições de recuperar áreas degradadas.

Para o senador, a Amazônia pode abrigar uma série de atividades integradas - desde o extrativismo até a produção de grãos e o corte de madeiras. O parlamentar louvou a iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de propor audiências públicas com o objetivo de discutir o aproveitamento da floresta amazônica.



07/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ao se despedir, Mesquita Júnior pede reformas política e tributária

Mesquita Júnior vota contra o governo e pede política permanente para o mínimo

NABOR JÚNIOR PEDE POLÍTICA ESPECIAL PARA A AMAZÔNIA

Expedito Júnior pede audiência pública sobre política indigenista e defesa da Amazônia

Mesquita Júnior defende pequenos produtores da Amazônia

Mozarildo e Mesquita Júnior dirigem Subcomissão da Amazônia