Metas do turismo internacional serão atingidas, diz Embratur



O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flavio Dino, disse que o Brasil está vivendo o melhor ano do turismo. “Todas as metas estabelecidas serão alcançadas, teremos a maior entrada de turistas estrangeiros já registrada – que deve chegar a 5,4 milhões – e bateremos recorde também na entrada de divisas, alcançando a marca de U$S 6,4 bilhões”, afirmou o presidente do instituto.

Durante o seminário Promoção Internacional do Turismo no Brasil, realizado em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (1º), Dino ressaltou, ainda, que este é o melhor momento para avançar no trabalho de promoção internacional e alcançar novos patamares. “Temos diversos fatores favoráveis ao fortalecimento do turismo internacional, como o incremento da malha aérea internacional e os investimentos significativos que estão sendo feitos em infraestrutura para os grandes eventos, como a Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016”.

O presidente explicou que a tarefa de promover os destinos turísticos brasileiros no exterior é da Embratur, mas é necessário ter apoio das entidades locais. “Precisamos do apoio das instituições estaduais e das secretarias de turismo dos estados para alcançar resultados mais expressivos. Há ainda uma grande parcela de turistas internacionais que podemos atrair para o nosso País”, disse.

Dino abordou também o incremento da entrada de turistas estrangeiros no Rio Grande do Sul, que no ano passado atingiu a marca de 653 mil visitantes. “Vamos intensificar o trabalho e as parcerias, para intensificar a promoção turística do estado na América do Sul. São países vizinhos que contam com a vantagem da acessibilidade.”

 

Seminário nos estados 

O seminário Promoção Internacional do Turismo no Brasil foi realizado pela Embratur e o Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul. Essa foi a nona edição do evento, que já passou por oito capitais.

Os encontros têm como objetivo o alinhamento das ações implementadas pela Embratur na promoção dos destinos brasileiros no exterior com o trabalho desenvolvido pelo governo estadual. Além do presidente da Embratur, Flávio Dino, também estiveram no evento a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, e a secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Favero.

O seminário contou com palestras sobre o Plano Aquarela 2020, a Marca Brasil, o Cadastur  - sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo - e o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). A programação também abrangeu apresentações sobre os produtos turísticos gaúchos divulgados no exterior e as competências de cada área da Embratur.

 

Fonte:
Ministério do Turismo



01/09/2011 18:56


Artigos Relacionados


Embratur define ações para manter crescimento do turismo internacional

Metas do Tesouro Nacional para o segundo quadrimestre foram atingidas com folga, informa secretário

Embratur promove turismo de intercâmbio estudantil

Embratur intensifica parceria com comissão de turismo

Presidente da Embratur critica preços no setor do turismo

Embratur publica diretrizes do programa Turismo Sem Limites