Metrô: Central de Achados e Perdidos devolveu mais de 7 mil itens em 2005
Documentos, principalmente a carteira de identidade, são os campeões do esquecimento
Documentos, principalmente a carteira de identidade, são os campeões do esquecimento, vindo a seguir telefone celular, óculos, guarda-chuva e roupas
A Central de Achados e Perdidos do Metrô devolveu 7.051 itens a seus donos no ano passado. Para alcançar esse resultado, foram realizados 79 mil atendimentos pessoais e outros 20 mil por telefone, na central de informações da companhia. A devolução em 2005, quando esse setor completou 30 anos, correspondeu a 37% de tudo o que foi recebido pela central.
Os objetos são encontrados por funcionários e passageiros em estações, acessos, terminais urbanos e nos trens. O Metrô instalou duas centrais de achados e perdidos. A maior e mais antiga funciona na Estação Sé. A outra, na Estação Largo 13, em Santo Amaro, é menor e mais recente. Atende pessoas que utilizam a linha 5.
Assim como nos anos anteriores, os documentos, principalmente carteira de identidade (RG), continuaram à frente da lista dos mais perdidos nas dependências do Metrô. Em 2005, 12.792 deles foram deixados para trás por seus donos.
Objetos de maior tamanho, entre os quais televisores, e outros mais inusitados, como próteses dentárias, estão entre os 6.091 recebidos pela central em 2005. Os campeões da lista nesse quesito são os aparelhos celulares, seguidos de óculos, guarda-chuvas, roupas e carteiras.
As estações em que mais se perdeu algum tipo de objeto no ano passado foram a Sé (1.215), Barra Funda (722), Jabaquara (611), Santana (582) e Paraíso (545).
Outra curiosidade da central é a devolução de quantias em dinheiro. Em fevereiro, foram devolvidos R$ 282,00; em julho, mais R$ 213,50 e em agosto houve duas devoluções de valores: R$ 204,75, no dia 5, e R$ 216,95, no dia 26.
Prazo de 60 dias - A consulta de documentos e objetos identificados é realizada na Central de Informações do Metrô (CIN) pelo telefone (11) 3286-0111, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 9 às 15 horas, exceto feriados. No caso específico de documentos, o interessado pode pedir informações também pelo site do Metrô (www.metro.sp.gov.br) .
O atendimento pessoal é feito na Estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas. Na do Largo Treze, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados, das 8 às 17 horas.
Tudo o que é encontrado fica à disposição dos esquecidos por 60 dias. Após esse prazo, os objetos, em bom estado, e os valores não devolvidos são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Os documentos vão para os respectivos órgãos emissores.
Para evitar a perda, o Metrô recomenda que os passageiros fiquem atentos às bolsas e objetos que estão sendo transportados e verifiquem seus pertences antes do desembarque. Além disso, é importante que os objetos tenham algum tipo de identificação, o que facilitará a localização do proprietário e sua devolução pela C
01/23/2006
Artigos Relacionados
Serviço: Central de Achados e Perdidos do Metrô devolveu mais de 7 mil itens em 2005
Central de Achados e Perdidos do Metrô recolheu em 2012 mais de 77 mil itens
Metrô: Central de Achados e Perdidos faz 31 anos
Metrô moderniza serviços da Central de Achados e Perdidos
Metrô moderniza serviços da Central de Achados e Perdidos
Saiba como funciona a Central de Achados e Perdidos da CPTM