Metrô moderniza serviços da Central de Achados e Perdidos
Sistema de busca on line pode ser acessado em qualquer uma das 55 estações
Desde a última semana de janeiro, os usuários do Metrô podem recuperar seus objetos e documentos perdidos/encontrados com mais rapidez e tranqüilidade graças à implantação de um sistema de busca on line, acessível em qualquer uma das 55 estações.
Graças a ele, todo objeto ou documento recolhido que possua nome, endereço completo, telefone ou endereço de e-mail é imediatamente cadastrado no sistema pelos funcionários das estações.
Após o registro, as informações podem ser compartilhadas em tempo real permitindo consultas a partir de qualquer uma das estações, o que evita deslocamentos desnecessários. Os itens permanecem guardados nas estações em que são encontrados por 2 dias.
Antes da modernização, quem perdesse seus pertences tinha que procurá-los nas Centrais de Achados e Perdidos (CAP) nas estações Sé (Linha 3- Vermelha) e Largo Treze (Linha 5- Lilás).
Telefone ou site
Pela Central de Informações (telefone 08007707722), também pode-se fazer consulta sobre objetos e documentos identificados no cadastro do Metrô. Ou ainda acessando o site www.metro.sp.gov.br, no link Achados e Perdidos.
Mesmo com a implantação do novo sistema, os donos de objetos/documentos continuarão sendo procurados quando constarem telefones ou e-mails nos itens cadastrados nas centrais.Vale destacar que os agentes de segurança do Metrô já estão consultando esse sistema de busca on line durante o preenchimento dos boletins de ocorrência de furtos e roubos registrados nas estações. Essa iniciativa agiliza a recuperação de objetos/documentos.
As CAP armazenam dados na rede por dois meses mais o mês vigente. O objetivo é aumentar a devolução dos itens cadastrados, que em 2007 foi de 7.246 (32%) de um total de 23.062 itens registrados.
Boa ação
Durante uma inspeção noturna em um trem da Linha 3- Vermelha, o operador de trem Jader Silva do Carmo encontrou R$ 557 em espécie e documentos pessoais. Graças ao serviço da Central de Achados e Perdidos, o dinheiro chegou as mãos da dona, após contato telefônico.
Do Metrô
(I.P.)
02/07/2008
Artigos Relacionados
Metrô moderniza serviços da Central de Achados e Perdidos
Metrô: Central de Achados e Perdidos faz 31 anos
Central de Achados e Perdidos do Metrô recolheu em 2012 mais de 77 mil itens
Metrô: Central de Achados e Perdidos devolveu mais de 7 mil itens em 2005
Serviço: Central de Achados e Perdidos do Metrô devolveu mais de 7 mil itens em 2005
Saiba como funciona a Central de Achados e Perdidos da CPTM