Metrô: Consórcio MetroQuatro apresentou melhor oferta para concessão da Linha 4
Esta é a primeira Parceria Público Privada (PPP) do Brasil
O Consórcio MetroQuatro foi apresentado hoje, dia 9, em sessão pública na sala de licitações do Metrô (rua Boa Vista, 175 – 2º andar), como melhor classificado na Concorrência Internacional nº 42325212, que trata da concessão patrocinada para a exploração dos serviços de transporte de passageiros da Linha 4-Amarela, a primeira Parceria Público Privada (PPP) do Brasil.
O consórcio formado pela CCR - Companhia de Concessões Rodoviárias, Montgomery Participações S.A., Benito Roggio Transportes S.A. (concessionário do Metrô de Buenos Aires) e RATP Développement S.A (Metrô de Paris) apresentou a melhor proposta comercial, de R$ 75 milhões, que representa menor participação pecuniária do Governo do Estado de São Paulo, que estava limitada ao máximo de R$ 120 milhões. O certame contou com a participação de mais um proponente, o Consórcio IntegraVias, que apresentou uma proposta de R$ 95 milhões.
O novo parceiro do Metrô irá operar e explorar a Linha 4-Amarela do Metrô, que interligará o centro da Capital à Taboão da Serra, na região Sudoeste. Além disso, será responsável pela compra dos sistemas operacionais e de 29 trens que circularão na linha, que terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações.
Na primeira fase, prevista para entrar em funcionamento no final de 2008, a nova linha iniciará a operação comercial com seis estações consideradas prioritárias (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz). A manutenção e o estacionamento dos trens será feito no Pátio Vila Sônia.
A futura linha 4 - Amarela do Metrô será interligada com outras linhas do sistema metroferroviário de São Paulo. Na estação Paulista, fará conexão com a Linha 2 - Verde (Imigrantes – Vila Madalena); na estação República, com a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda); na estação Luz, com a Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi) e com as linhas “A”, “B” e “D” da CPTM. Na estação Pinheiros, a Linha 4 será integrada com a Linha “C” da CPTM, que se interliga com a estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo – Largo Treze).
A previsão é de que na primeira etapa (2008), a Linha 4 transporte cerca de 704 mil passageiros/dia. Em 2012, com a entrega de mais cinco estações (Vila Sônia, Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis) e a interligação com o município de Taboão da Serra, por meio de sistema de ônibus gratuito, a demanda da linha deverá chegar aos 970 mil passageiros/dia.
O concessionário da Linha 4 atenderá aos padrões de excelência dos serviços prestados pelo Metrô paulistano, por um período de 30 anos. Depois disso, todo o patrimônio retorna ao Estado. A tarifa da nova linha será a mesma praticada nas demais linhas do sistema metroviário de São Paulo.
Com a apresentação do consórcio melhor classificado, o Metrô fará agora a análise da documentação técnica da proposta, para posterior homologação e adjudicação.
O recebimento dos envelopes, análise e seleção da melhor proposta foi autorizado por decisão da 3ª Câmara do Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, publicado no Diário Oficial no último dia 7 de agosto.
O Metrô aguardará o julgamento
08/09/2006
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