Metrô e CPTM terão câmeras de vigilância ao vivo



O Metrô contará com o equipamento no interior dos trens e a CPTM em três estações

O Metrô de São Paulo contará com um novo instrumento de vigilância no interior dos trens. A Linha 2-Verde, até o final de 2009, estará com suas composições totalmente equipadas com câmeras de monitoramento. O novo equipamento, além de garantir a segurança dos usuários, vai auxiliar o Metrô a coibir atos de vandalismo.

Serão instaladas quatro câmeras por vagão e as imagens geradas ao vivo para o Centro de Controle de Segurança servirão para o trabalho de identificação e apreensão. Os operadores de trem, também, poderão realizar o monitoramento, já que na cabine da composição um monitor reproduzirá as imagens. Dessa forma, os agentes de seguranças poderão agir de forma mais rápida e precisa ao serem informados sobre uma infração.

Outras linhas do Metrô contarão com os equipamentos a partir de 2010. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a medida em que as composições forem modernizadas, receberão as câmeras no interior dos trens. O Metrô espera reformar 98 composições: 57 na Linha 1 e 41 na Linha 3. Além da vídeo-vigilância, todos os vagões das novas composições terão ar-condicionado,  painéis internos luminosos com nomes das estações; mapa de linha dinâmico que destacará cada próxima estação; e mais acessibilidade: os primeiros e os últimos carros de cada trem terão assentos para obesos, entrada apropriada para usuários de cadeira de rodas e fechamento de porta com sinal luminoso para os deficientes auditivos.

Os 17 novos trens já viram de fábrica com o novo aparato, desses 10 circularão na Linha 3-Vermelha e 7, na Linha 1-Azul. A previsão do Metrô é de que até 2014, todos os veículos dessas três linhas tenham os sistema de monitoramento. As composições da Linha 4 também terão as câmeras e a Linha 5-Lilás ainda não tem previsão.

Padrão Internacional de Segurança: os equipamentos de monitoração no interior dos trens vão contribuir para o aperfeiçoamento do esquema de segurança do Metrô, que neste ano atingiu o padrão internacional em segurança para o sistema metroviário, que prevê no máximo 1,5 ocorrência para cada milhão de passageiros transportados.  Em aproximadamente  10 anos, o Metrô reduziu em 85% o índice de ocorrências policiais registradas nas estações para cada milhão de passageiros.

CPTM terá monitoramento ao vivo em três linhas

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos terá câmeras de vigilância nas linhas 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 11-Coral. A instalação começará em fevereiro e a previsão é de que em 2010 todos os trens destas linhas já estejam monitorados.

O monitoramento na Linha 8-Diamante tem o início para o segundo semestre de 2009. Nas linhas 7-Rubi e 12-Safira, a chegada do sistema de vigilância está prevista para junho de 2010.

A utilização das câmeras na CPTM auxiliará o Departamento de Segurança a combater o comércio ilegal no interior dos trens, o uso de drogas e o vandalismo. Como no Metrô, as composições da CPTM também terão monitores na cabine.

Os 40 novos trens adquiridos pela CPTM para as linhas 7-Rubi e 12-Safira já virão com o sistema de vigilância. Os trens que já estão em circulação vão receber os equipamentos, gradativamente, durante as manutenções programadas.

Do Metrô e da CPTM

(M.C.)



08/12/2008


Artigos Relacionados


Metrô instala câmeras de vigilância no interior dos vagões

Sistema de vigilância por câmeras reforça segurança em São Paulo

Metrô e CPTM terão esquemas especiais para o feriado

Metrô e CPTM terão esquemas especiais para o feriado

Metrô, CPTM e EMTU terão esquema especial durante o Carnaval

Metrô e CPTM terão postos de vacinação contra a paralisia infantil