Metrô seleciona obras de arte para acervo permanente



Artistas Plásticos interessados devem se inscrever até 30 de setembro

A Companhia do Metrô abriu inscrições para os artistas interessados em participar do projeto "Arte no Metrô". As obras selecionadas farão parte do acervo permanente e estarão expostas nas futuras estações Adolfo Pinheiro e Moema da Linha 5-Lilás.

Desde 1978 o projeto “Arte no Metrô”  exibe e expõe nas estações esculturas, murais e painéis assinados por artistas renomados como Tomie Ohtake, Claudio Tozzi, Antonio Peticov, Mario Gruber e Gontran Guanaes. O projeto incentiva artistas a produzirem obras de arte que ficam expostas nas estações e são vistas todos os dias por milhões de pessoas. Atualmente, o acervo abriga 91 peças.

Processo seletivo

Os interessados devem seguir as regras apresentadas no site do Metrô. Depois de inscritas, as propostas serão avaliadas pela Comissão Consultiva de Arte formada por integrantes de instituições ligadas à arte e à cultura - tanto públicas como privadas. As obras aprovadas serão reavaliadas pelo Metrô.

Os custos para a implantação, instalação e finalização da obra de arte serão integralmente cobertos pelo artista ou pela iniciativa privada, sob a forma de apoio cultural.

Do Portal do Governo do Estado



04/18/2012


Artigos Relacionados


Conheça as obras de arte do acervo do Metrô

Painéis mostram mapa das obras de arte do acervo do Metrô

Estão abertas as inscrições para obras de arte do projeto "Arte no Metrô"

Metrô lança guia de bolso do seu acervo de arte nas estações

Portal Brasil apresenta mostra virtual com obras do acervo de arte do Banco Central

Obras de arte de órgãos públicos federais podem compor acervo de Museu da República