Metropolitanos: Biblioteca CPTM - Mário Covas supera expectativa e ultrapassa os 5 mil livros
Em pouco mais de 40 dias, foi atingida a meta prevista para todo o ano de 2006
Com as doações realizadas na última semana, o acervo da recém-criada Biblioteca CPTM - Mário Covas, localizada em Presidente Altino - Osasco, ultrapassou o número de 5.000 livros. Em pouco mais de 40 dias, foi atingida a meta prevista para todo o ano de 2006. Antes da mobilização, em dezembro de 2005, havia por volta de 1.400 títulos.
Os resultados são fruto da campanha "Faça Parte do Clube dos Amigos da Leitura", promovida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que tem registrado uma participação cada vez maior de estudantes, instituições e dos próprios funcionários da empresa.
"A iniciativa visa despertar o interesse pela leitura entre os funcionários da empresa e seus familiares, bem como em comunidades vizinhas à ferrovia, futuramente. A formação da biblioteca também dará suporte à formação dos empregados, favorecendo o aperfeiçoamento profissional e pessoal.
Engajada neste espírito, Sônia Assad, que sempre encorajou suas duas filhas a ler, afirma ter se sentido "muito feliz" com a contribuição de Natalie. "Colocando esses livros à disposição de uma biblioteca, conseguimos espalhar o conhecimento, especialmente para a população mais carente", diz.
A campanha também tem recebido uma adesão significativa dos funcionários, como a assistente da Ouvidoria da CPTM, Rosa Maria Pardubszky, que disponibilizou uma coleção inteira de "Seleções" e livros de literatura.
No total, foram doados cerca de 60 volumes. Para ela, que se considera uma leitora compulsiva, a iniciativa da empresa é muito importante para aumentar o número de leitores no Brasil. "Não temos hábito de leitura, pois
a educação de base é muito ruim, formando pessoas que sabem ler, mas não sabem interpretar. Muitos alunos não lêem porque não entendem o que estão lendo, o que gera desinteresse", observa.
Para participar, basta entrar em contato com a Biblioteca CPTM - Mário Covas pelos telefones (11) 3689-9107/9347 ou pelo endereço eletrônico [email protected] , e agendar a retirada do material em domicílio, dependendo da quantidade, ou entregar as doações nas chefias das estações da companhia. São aceitos todos os tipos de livros, desde que estejam em bom estado de conservação.
Adesões
Em janeiro, a Fundação Padre Anchieta cedeu 2 mil publicações, entre livros e revistas, para a campanha "Faça Parte do Clube dos Amigos da Leitura". A Secretaria de Estado da Cultura também acenou com a possibilidade de doar títulos arrecadados por meio do programa São Paulo: Um Estado de Leitores.
O nome dado à biblioteca é uma homenagem a Mário Covas, ex-governador que deu início ao processo de modernização da ferrovia no Estado de São Pa
02/16/2006
Artigos Relacionados
Transp. Metropolitanos: Nova biblioteca da CPTM recebe 2 mil publicações
Transportes Metropolitanos: CPTM arrecada livro para nova biblioteca
Cultura: Biblioteca Mário Covas já tem quase sete mil títulos
CPTM concorre ao Prêmio Mario Covas
Programa da Petrobras supera expectativa e atinge R$ 1 bilhão em financiamentos
Tecnologia: Acesso ao Cadastro Sincronizado na Internet supera expectativa