Metropolitanos: Bilhete único nas linhas C da CPTM e 2-verde do Metrô começa amanhã
Usuários receberão folhetos informativos para facilitar a utilização do cartão
A partir desta sexta-feira, dia 30, o Bilhete Único começará a ser utilizado, nessa primeira etapa, nos bloqueios das estações da Linha C (Osasco- Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Linha 2-Verde, do Metrô, empresas vinculadas à Secretária dos Transportes Metropolitanos.
Até maio de 2006, a integração vai chegar a todas as estações do metrô e da CPTM, resultado do trabalho conjunto do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, quando vai beneficiar os 1,1 milhão de passageiros que usam a integração ônibus-Metrô, além dos cerca de 4 milhões de usuários diários do transporte sobre trilhos (2,6 milhões do Metrô e 1,4 milhão da CPTM).
Como Funciona
Das quatro viagens possíveis com o cartão, dentro do período de duas horas, uma poderá ser feita no sistema metroferroviário mediante o pagamento de R$ 3 (tarifa de integração). Na primeira viagem, partindo de trem ou metrô, quando o usuário passa o cartão pelos bloqueios onde estão instalados os validadores da CPTM ou Metrô, são debitados R$ 2,10; a diferença de R$ 0,90 só é descontada nas catracas dos ônibus. Em até duas horas ( período entre a primeira e a última validação do bilhete) o usuário tem direito a mais três viagens nos ônibus municipais, sem custos adicionais.
Para quem utiliza inicialmente os ônibus, o passageiro passa o cartão no validador, que desconta a tarifa de R$ 2,00. O restante (R$ 1,00) acaba sendo debitado nos bloqueios da CPTM ou Metrô. Ao deixar o sistema sobre trilhos, o usuário também pode embarcar mais duas vezes em ônibus sem pagar nada dentro de duas horas.
Nas estações das Linhas C da CPTM e 2 do Metrô os usuários receberão folhetos informativos para facilitar a utilização do cartão. As empresas colocarão banners em locais de fácil visibilidade, anúncio no Jornal Metronews ( distribuição gratuita), além de orientar os passageiros por meio do sistema de som das estações.
Os usuários devem estar atentos quando utilizarem os trens ou o metrô uma vez e desejarem retornar ao sistema. Neste caso, será debitada uma nova tarifa no cartão e uma outra contagem do período de integração (2 horas) é iniciada.
Nesta primeira etapa de implantação da integração, o Bilhete Único não será vendido, nem carregado, nas bilheterias da CPTM ou do Metrô. Continuam valendo os mesmos postos de venda e recarga disponibilizados atualmente pela SPTrans. Para as outras linhas do sistema metroferroviário, o bilhete (tipo Edmonson, magnético) pode ser adquirido normalmente nas bilheterias.
O que fica igual - Permanecem vigentes todos os benefícios atuais para os usuários da CPTM e do Metrô, a exemplo das transferências gratuitas nas estações Brás, Luz, Barra Funda e Santo Amaro, assim como a ponte ORCA, que continuarão existindo nos moldes atuais. Também as gratuidades e os passes especiais vigentes no Metrô e na CPTM con
12/29/2005
Artigos Relacionados
Transp. Metropolitanos: Bilhete Único Escolar será aceito pela CPTM e Metrô em 2007
Transp. Metropolitanos: CPTM conclui Bilhete Único na Linha E
Transportes Metropolitanos: CPTM fiscaliza uso do Bilhete Único Especial nas estações
Transportes Metropolitanos: CPTM inicia operações com Bilhete Único na Linha F
Transportes Metropolitanos: CPTM conclui implantação do Bilhete Único na Linha F
Transportes Metropolitanos: CPTM conclui implantação do Bilhete Único na Linha F