Metropolitanos: Bilhete único nas linhas C da CPTM e 2-verde do Metrô começa amanhã



Usuários receberão folhetos informativos para facilitar a utilização do cartão

A  partir  desta sexta-feira, dia 30, o Bilhete Único começará a ser utilizado,  nessa  primeira  etapa,  nos  bloqueios  das estações da Linha C (Osasco-  Jurubatuba)  da  CPTM  (Companhia  Paulista de Trens Metropolitanos) e da  Linha 2-Verde, do Metrô, empresas vinculadas à Secretária dos Transportes  Metropolitanos.

Até  maio de 2006, a integração vai chegar a todas as estações do metrô e  da  CPTM,  resultado  do  trabalho  conjunto  do  Governo  do Estado e da  Prefeitura  de  São  Paulo,  quando  vai  beneficiar  os  1,1  milhão  de  passageiros  que  usam  a  integração  ônibus-Metrô,  além dos cerca de 4  milhões  de  usuários diários do transporte sobre trilhos (2,6 milhões do  Metrô e 1,4 milhão da CPTM).

Como Funciona

Das  quatro  viagens  possíveis  com  o cartão, dentro do período de duas  horas,  uma  poderá  ser  feita  no  sistema  metroferroviário mediante o  pagamento de R$ 3 (tarifa de integração).  Na  primeira  viagem, partindo de trem ou metrô, quando o usuário passa o  cartão  pelos  bloqueios  onde estão instalados os validadores da CPTM ou  Metrô,  são debitados R$ 2,10; a diferença de R$ 0,90 só é descontada nas  catracas  dos  ônibus. Em até duas horas ( período  entre a  primeira e a  última  validação  do  bilhete) o usuário tem direito a mais três viagens  nos ônibus municipais, sem custos adicionais.

Para  quem utiliza inicialmente os ônibus, o passageiro passa o cartão no  validador, que desconta a tarifa de R$ 2,00. O restante (R$ 1,00) acaba sendo  debitado  nos  bloqueios  da  CPTM  ou  Metrô.  Ao deixar o sistema sobre  trilhos,  o  usuário  também  pode embarcar mais duas vezes em ônibus sem  pagar nada dentro de duas horas.

Nas  estações  das  Linhas  C  da CPTM e 2 do Metrô os usuários receberão  folhetos  informativos para facilitar a utilização do cartão. As empresas  colocarão  banners  em  locais  de  fácil visibilidade, anúncio no Jornal  Metronews  (  distribuição gratuita), além de orientar os passageiros por  meio do sistema de som das estações.

Os usuários devem estar atentos quando utilizarem os trens ou o metrô uma  vez  e  desejarem retornar ao sistema. Neste caso, será debitada uma nova  tarifa  no cartão e uma outra contagem do período de integração (2 horas)  é iniciada.

Nesta  primeira  etapa  de implantação da integração, o Bilhete Único não  será  vendido,  nem  carregado,  nas  bilheterias  da  CPTM  ou do Metrô.  Continuam  valendo  os  mesmos postos de venda e recarga disponibilizados  atualmente   pela   SPTrans.   Para   as   outras   linhas   do   sistema  metroferroviário, o bilhete (tipo Edmonson, magnético) pode ser adquirido  normalmente nas bilheterias.

O que fica igual - Permanecem vigentes todos os benefícios atuais para os  usuários  da  CPTM e do Metrô, a exemplo das transferências gratuitas nas  estações  Brás,  Luz, Barra Funda e Santo Amaro, assim como a ponte ORCA,  que  continuarão  existindo nos moldes atuais. Também as gratuidades e os  passes  especiais  vigentes  no  Metrô e na CPTM con

12/29/2005


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