Micro e pequeno empreendedores ampliam oportunidades de negócio com a Copa de 2014



Eventos esportivos no Brasil já geraram mais de R$ 100 milhões em negócios para estes empreendedores, que participam de encontros com outros empresários para firmarem contratos

 

Grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, já renderam mais de R$ 100 milhões em vendas para empresas de micro e pequeno porte de todo o País. Desde 2011, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza encontros de negócio para incentivar as micro e pequenas empresas a aproveitarem as oportunidades da Copa. 

Um levantamento encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas mapeou 930 possibilidades de negócios em dez setores: agronegócio, madeira e móveis, vestuário, serviços, comércio varejista, construção civil, turismo, Economia Criativa, artesanato e tecnologia da informação.

As rodadas de negócio, realizadas em todas as cidades-sede, aproxima compradores e fornecedores. Os encontros, que acontecerão até 2014, têm como objetivo auxiliar as empresas de micro e pequeno porte a se tornarem mais competitivas.

Experiências

No Rio de Janeiro, a Trelicon, pequena fábrica de material de construção, concluiu o fornecimento de lajes para a obra das quatro rampas de acesso ao Maracanã. Em Belo Horizonte, a Multi Horta, empresa de alimentos que abastece hotéis e restaurantes, teve seu espaço triplicado. Em Canela (RS), os funcionários do alambique Flor de Vale já falam inglês e espanhol para receberem turistas estrangeiros que passarem por Porto Alegre durante o evento.